logo paraiba total
logo paraiba total

Reflexões sobre erros e desacertos

16 de maio de 2016

Ao longo da vida estamos sujeitos a erros e desacertos. As derrotas em todos os campos sempre surgem como obstáculos aos nossos ideais. A grande maioria das pessoas creditam os fracassos a causas externas. Eles são fruto, acreditam, da falta de sorte, do fatalismo. 

Existem até mesmo algumas religiões que até alimentam essa convicção ao dizerem que seus fracassos são resultado de inveja ou de “olho grande”. As pessoas saem de lá satisfeitas pois acreditam que não têm qualquer culpa pelos seus insucessos.  Ao desalento que se segue a esses desacertos, surge também o desejo irrefreável de culpar todo mundo. Mas, a que devem esses acontecimentos? Quais são as causas dos fracassos? Raramente se procura fazer uma viagem  ao interno, por mero comodismo. O amor-próprio atua de maneira eficaz nestes casos, impedindo que os seres examinem sua conduta diante destes fatos. 

Vencidos esses obstáculos e, caso resolvermos examinar conscientemente as causas de nossos desacertos, fácil será verificar o que realmente pode ter acontecido. Vejamos algumas situações: Será que o não passarmos em concursos foi nossa culpa em não nos prepararmos convenientemente? Será que aquela promoção que esperávamos no trabalho, e que não veio, foi fruto de uma conduta errônea de nossa parte? Será que o fim de um relacionamento não foi fruto de uma nossa impaciência, intolerância ou descaso? Eis aí alguns exemplos que retratam bem a realidade vivida por muitos. 

Uma atitude importante a ser tomada é que paremos de culpar outras pessoas pelos nossos insucessos. Na maioria das vezes, as causas residem no nosso próprio interno.  Acredito que, diante de uma reflexão saudável, adotarmos uma atitude diferente ao traçar nossos objetivos, esses sofrimentos irão, pelo menos diminuir. 

Ao idealizarmos nossas metas e antes de iniciar qualquer empresa que possa afetar nossas vidas, é necessário que se estudem os prós e os contra e preparar nosso ânimo para enfrentar as eventualidades. Não o assim fazemos quando vamos realizar qualquer viagem? Não nos munimos de artigos que poderão nos ser úteis no caso de qualquer ocorrência inesperada? Tenho certeza de que, ao se adotar esse comportamento, os constantes fracassos vão diminuir  e com eles o sofrimento.