logo paraiba total
logo paraiba total

Propensão ao Fácil

17 de outubro de 2016

É muito próprio do ser humano procurar facilidades em tudo. Um emprego bom com muito dinheiro e pouco trabalho, um feriado esticado, uma promoção sem dedicação, uma cura sem remédio, etc.. E isto se verifica também em questões religiosas, onde pessoas procuram aquilo que lhes proporciona a redenção sem qualquer sacrifício ou empenho. A busca de um lugar no paraíso, da maneira mais fácil e cômoda, é desejada. Infelizmente, existiu e ainda existem algumas linhas religiosas que prometem o perdão dos pecados e o acesso ao paraíso mediante o pagamento de quantia em dinheiro. Deus seria muito injusto com seus filhos pobres se assim o admitisse. O caminho da redenção depende da conduta individual. É o mais correto, o mais justo. Não se admite, em sã consciência, outra maneira.

Ora, mas por que se procura o mais fácil? Por que esta propensão? Penso que seria o medo ou a incapacidade de se enfrentar os obstáculos que poderão surgir para o atingimento dos objetivos. A apatia é uma característica reinante nestes casos. Mas, estejam certos de que, sem sacrifício não há sucesso; sem luta não há vitória. Você colhe o que você planta. Como colher se não semeias? A vida é uma luta e não há como fugir disto.

A solução é estar consciente e colocar em movimento a função de pensar. Criar estímulos é indispensável para que se ponham em movimento as atividades destinadas ao atingimento dos objetivos. Capacitar-se, trabalhar. Dosar bem as horas de atividade com o período de descanso e lazer. Somente desta maneira se alcança o sucesso e não pensar que uma força sobrenatural há de vir para lhe dar dinheiro e sucesso. Dessa maneira, há de  se afastar toda idéia de realização fácil, encarando-se com seriedade o trabalho.