logo paraiba total
logo paraiba total

Consciência da Missão

11 de março de 2016

Uma das inquietudes que mais tem ocupado as mentes dos seres humanos é a que diz respeito a sua missão nesta fase da existência. O que faço neste mundo? Qual a minha missão nesta vida? As respostas são difíceis de serem respondidas, mas nada impede que façamos algumas reflexões. 

Primeiramente, é importante que tenhamos consciência de que a vida é composta de algumas fases que são imutáveis e inexoráveis: nascer, crescer, envelhecer, morrer. Nada foge disso, mesmo quando se procuram amenizar algumas deles. Minimizar os efeitos físicos da idade, prolongando (?) a vida é algo que se busca. Mas o que se consegue, e isto sim é saudável, é tornar a vida mais amena e a velhice com menos sofrimento. O medo da morte, esta como consequência natural da vida, nos foi inculcado pelas religiões, que nos passaram a ideia de que ela, a morte, é um castigo, e que corremos os risco de ir para um lugar terrível chamado inferno, como consequência de uma punição de Deus pelas nossas faltas.

Voltando à nossa missão. Seria possível que Deus aqui nos colocasse somente para comer, beber, dormir, divertir? Seríamos apenas fantoches para servir de brinquedo para o Ser Superior. Por que Deus iria criar o ser humano sem uma finalidade digna de sua grandeza? É evidente que não. Colocou-nos aqui para cumprir uma missão: a de evoluir para que possamos voltar a Ele, nosso Criador. Para evoluir, temos que lutar para eliminar nossas deficiências e fazer o bem. Fazê-lo incondicionalmente. Eis aí o grande segredo! É importante para nossa vida ter a consciência dessa missão e envidar esforços para cumpri-la. Esta conduta por certo vai tirar preocupações estéreis e tirar muitos pesos de nossos ombros. Se todos tivessem essa consciência, o mundo, com certeza, seria bem melhor.

Vivamos, pois, intensamente cada dia de nossa vida, procurando fazê-lo sempre melhor que o anterior. Que tenhamos consciência de que esta fase da existência é uma oportunidade para evoluirmos. Aproveitamo-la!