logo paraiba total
logo paraiba total

Renovação

20 de junho de 2016

Um costume muito praticado pelos egípcios na agricultura era a prática do plantio com intervalos visando descansar e renovar a terra, tornando-a mais produtiva. Aliás, tudo na natureza se renova. As plantas perdem suas folhas no inverno para ressurgirem renovadas e belas na primavera. Os animais renovam periodicamente suas peles e pelos. Exemplo típico é a cascavel, que a cada troca de pele, forma-se um anel em sua cauda. No nosso corpo, as células estão em constante renovação. Tudo obedece a um ciclo. Nossa vida começa na fase intrauterina, passa pela infância, pela puberdade e pela fase adulta. 

Nesta fase adulta, tem a parte produtiva e a aposentadoria, e depois a morte física, que se estende depois para uma renovação. Em cada fase que entra o ser humano, o que ficou para trás já não importa. A vida se renova; tudo muda. Outra fase cíclica é a do trabalho-descanso. A períodos mais longos de trabalho, segue, necessariamente, períodos de descanso, embora muitos invertem o ciclo, dedicando mais tempo ao lazer do que ao trabalho. Outra parte interessante da sabedoria egípcia é a que diz que sempre devemos renovar nossos sonhos. A cada sonho realizado devemos criar outro sonho, senão a vida passa a não ter mais objetivos a serem alcançados. 

Tudo isto quer dizer que a vida é constante atividade. A inércia é a maior inimiga do homem. Tudo deve estar em movimento: nossos pensamentos, nossas emoções e tudo o mais. A cada dia que amanhece, seria justo que demonstrássemos nossa gratidão por continuarmos vivos, ativos, e com forças para lutar contra as adversidades, a que todos, indistintamente, estão sujeitos. A partir daí traçarmos nossos objetivos diários. Renovarmos, após o merecido descanso noturno. 

A renovação passa também pelos conceitos. Na vida, há necessidade de mudanças de conceitos. Mudanças para melhor, evidentemente. Há necessidade de câmbios positivos no pensar, no sentir, no agir. Procurar fazer o dia melhor que o anterior. Se não se cambiar, o ser não evolui, retardando cada vez mais sua aproximação ao Criador.

Portando, mãos à obra: RENOVAR É PRECISO.