logo paraiba total
logo paraiba total

Crítica e Auto-crítica

8 de novembro de 2016

Uma cena muito comum e amplamente exercida é o fato de que todas as pessoas, com raríssimas exceções, tem o costume de criticar isso ou aquilo. Nos diversos campos da atividade humana, existem aqueles que sempre se mostram insatisfeitos e as críticas positivas são difíceis de serem encontradas. Criaram até uma profissão: a de crítico. Crítico de literatura, de teatro, de futebol e vai por aí afora. Não há governante que faça bom governo; não há presidente de clube ou síndico de prédio que agrade a todos, não há filme que agrade  todo mundo, etc… 

É muito comum encontrarmos pessoas que sempre reclamam até das condições climáticas: calor demais, muito frio, falta chuva, chove demais. Quanto aos serviços, dificilmente encontramos alguém para elogiar este ou aquele funcionário por atendimento bem feito. Quando se dá o contrário, a crítica negativa aparece até em redes sociais. Evidentemente, não podemos excluir de nossas reclamações aqueles que têm obrigação de nos bem atender.

Ponto importante dessas considerações é o fato de que sempre estamos a criticar nosso semelhante. Essa crítica negativa só é admissível se for para se fazer uma correção, sem humilhar ou desrespeitar o próximo. Que sejam conselhos úteis para seu engrandecimento e não para outra finalidade qualquer.

Quanto a isto, a LOGOSOFIA, diz que ”… quando se observa uma deficiência alheia, deverá estabelecer ao mesmo tempo a relação que esta pode ter com as próprias. Isto evitará a intransigência, desde que a miúdo se comprovará a presença no próprio da deficiência observada, circunstância que o colocará ante os demais na mesma atitude daquele que fora motivo da observação. Cria-se assim uma disposição à tolerância, e esta auspicia o afeto com que se deve tratar o próximo e manifesta um sinal de boa ética, porque mostra as excelências de um comportamento inegavelmente são e edificante.” Tudo aí foi dito. Temos que respeitar a Natureza;  o semelhante, nem se fala, porque somos todos seres imperfeitos e filhos da mesma Criação.