logo paraiba total
logo paraiba total

Os pensamentos

30 de março de 2016

Assunto que sempre é necessário falar é sobre o poder que os pensamentos têm em nossas vidas. Todas as nossas ações são movidas por um pensamento ou sentimento. Esses pensamentos se situam na mente e não é por acaso que ela ocupa a parte superior de nosso corpo físico. O humanista Carlos B.G. Pecotche, autor da Logosofia, afirma que, se formos donos de nossos pensamentos, o seremos também de nossa vida. Afirma também que os pensamentos são entidades autônomas que quase sempre agem independente de nossa vontade. Esta ciência dá técnicas de como nos proteger dos pensamentos ruins, que podem nos causar sérios danos. Quantas vezes nós nos deixamos influenciar por anúncios, ideologias e notícias que, muitas das vezes nos leva ao engano. Conheço pessoas que se deixam influenciar por propagandas que prometem verdadeiros milagres. Existem outras também que perdem o sono por diversas noites diante de notícias de crimes hediondos ou fatos calamitosos. Pessoas também se recusam a encarar o real, enganados por ideologias diversas, mormente as políticas e religiosas.

Os pensamentos têm também um grande poder de pular de uma mente para outra. Quantos grupos de pessoas se reúnem para cometer atos ilícitos? Todos têm simultaneamente o mesmo pensamento? Claro que não. Uma pessoa só cria o pensamento e este contagia os outros seres. Um exemplo clássico é em campos de futebol. Alguém inicia um “grito de guerra” e logo todos também começam a gritar.  Este também é um dos motivos pelos quais se evita o noticiário sobre suicídios. Verificou-se que, logo após a mídia divulgar notícia sobre este fato, outros semelhantes logo surgem. São pensamentos que levam ao encorajamento de outros seres que se encontram em fragilizado estado mental ou emocional.

Influência maléfica também é o da imaginação. Ela deve ser combatida porque nos ilude e pode nos fazer cometer atos que, em seguida, poderemos nos arrepender. Poderemos citar como exemplo um fato muito comum. Se um filho demora a chegar em casa, a mãe logo imagina que tenha ocorrido um fato desagradável, e aí vive horas de desespero. Se o marido demora também a chegar, muitas esposas chegam a imaginar que ocorreu um desastre ou que o marido está com amante. Comumente nunca se pensa em que o filho ou o marido, nos casos apresentados, estão a fazer coisas agradáveis. O bom ressaltar que nem todas as pessoas são assim.

O grande segredo é procurar sempre examinar nossa mente antes de qualquer ação, eliminando os pensamentos que são danosos, trocando-os por pensamentos úteis e proveitosos.