logo paraiba total
logo paraiba total

Pedras no caminho

29 de junho de 2016

No meio do caminho tinha uma pedra. Este verso de Carlos Drumond de Andrade me fez refletir sobre a vida. Quando você faz uma caminhada, ou mesmo utilizando um meio de transporte, em uma estrada cheia de obstáculos e, às vezes com curvas perigosas, você tem tomar algumas decisões: ou você desiste de prosseguir no caminho, ou você ultrapassa esses obstáculos. Assim é a nossa vida. Não é uma estrada asfaltada, cheia de recursos de segurança. 

No nosso viver, também encontramos muitos obstáculos. Alguns, primeiramente, se nos apresentam como sendo barreiras intransponíveis. Cabe-nos então decidir: ou vamos transpor estes obstáculos ou vamos desistir. Estes obstáculos são as adversidades  ou a nossa própria deficiência em não reunir forças capazes de enfrentá-las. Assim é também o que ocorre quando traçamos nossos objetivos. Um simples obstáculo, às vezes, torna-se gigantesco e faz as pessoas desistirem. 

Cito um exemplo muito comum: você que iniciar um negócio ou fazer um curso. Começam já as primeiras óbices. Dentre as pessoas de seu relacionamento, existem aquelas que, por qualquer motivo, logo vão incentivando à desistência:- Isso é bobagem; isso não vai dar certo; você vai perder tempo e dinheiro; você não tem mais idade para isso, etc.. 

Frases muito comuns, movidas talvez pela inveja, ao contrário de outras pessoas que incentivam e até ajudam na consecução de seus projetos. Cabe-nos então, como já disse anteriormente, desistir ou enfrentar este primeiro obstáculo. Isto vai depender de nossa firmeza de propósito. Lembra-me também outra citação poética. É de Augusto Cury, por muito tempo atribuída erroneamente a Fernando Pessoa: Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, a pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais. Nada mais real do que estes dizeres. Às vezes, algum fracasso pode ter também uma força considerada gigantesca. 

A preparação para se realizar nossos objetivos é de extrema importância, assim como para enfrentar as adversidades de nosso dia-a-dia. As dificuldades estão sempre por aí, a colocar-nos à prova. Resta-nos mostrar nosso valor no difícil. Eis aí o grande mérito. Sem o esforço, ficará muito difícil atingir nossos objetivos.

Lembro-me de outro verso de Augusto Cury: Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…