logo paraiba total
logo paraiba total

O próprio conceito

29 de junho de 2015

Outro dia, conversando com uma pessoa amiga, relatava-me ela que ficou surpresa quando alguns familiares deram-lhe um rótulo nada agradável. Isto me fez refletir sobre o seguinte: como somos vistos pelas pessoas? Que rótulos nos são colocados? Afinal, qual o conceito que elas têm de nós?

Tenho uma experiência pessoal: meu filho  me disse de certa vez que, quando eu me apossava  do controle remoto da TV,  somente se poderia assistir a programas que eu queria. Seria verdade mesmo? Seria esse o pensamento que meus familiares tinham da minha pessoa?

Sempre digo que  somos responsáveis pela formação de nosso próprio conceito. Isto é uma grande responsabilidade, já que, formado este conceito, torna-se difícil mudá-lo, mesmo que se tenha mudado de comportamento.

Conheço pessoas que, no passado, faziam uso excessivo e bebida alcoólica. Mesmo depois de terem  há muito tempo abandonado o vício, têm ainda o rótulo de “pinguços”. Muitos outros exemplos poderiam ser lembrados. Certo é que conceitos podem virar preconceitos, o que é mais perigoso ainda.

A edificação de  nosso próprio conceito, positivo , lógico, passa por  um longo caminho. Passa pelo que falamos, pela maneira pela qual tratamos nosso semelhante e, principalmente, pelas  nossas atitudes no dia a dia.

Uma experiência interessante é cultivarmos a observação. Como é fácil observar os erros das outras pessoas, não é mesmo?! Mas, que tal fazermos a observação dos erros alheios e concluirmos  pelo não cometimento  desses erros por nós mesmos? Seria um grande passo para que as pessoas não fizessem idêntico juízo de nós. Acontece que, muitas das vezes somos intolerantes com os defeitos alheios e condescendentes com nossos próprios.

Disse acima que o preconceito é perigoso, e realmente ele o é. Preconceito é um conceito anterior (pré conceito), com o qual generalizamos os demais. Exemplifico: nem todo morador de favela é bandido. A maioria é gente honesta. Mas tornou-se comum, erradamente e por muitas pessoas, a adoção deste rótulo preconceituoso. Vários outros exemplos encontramos no dia a dia. São preconceitos  de ordem racial, religiosa, cultural, social etc.

 A tolerância e o respeito são qualidades a serem praticadas no trato com nossos semelhantes, pois somos todos filhos da mesma Criação. A edificação de nosso conceito, repito, é de nossa inteira responsabilidade, e se alicerça, principalmente, pelo exemplo de nosso comportamento.