logo paraiba total
logo paraiba total

Juízo de valores

15 de agosto de 2016

Em nossa vida, é muito comum e natural que façamos um juízo de valores que norteiam nossa existência. Logicamente, isto implica e aumentar ou diminuir esses valores de acordo com as circunstâncias ou nosso interesse. São tantas as situações por quais passamos, que se torna muito difícil estabelecer o valor real das coisas. O jovem costuma dar um valor grande ao atingimento de uma situação econômica que lhe dê condições de se tornar independente e em condições de se casar e formar novo núcleo familiar. Entretanto, não são poucos que, para atingir esse desiderato, se deixam seduzir por facilidades ilegais ou imorais. Ou seja, priorizam o interesse econômico em detrimento dos valores morais que lhe foram ensinados pelos pais, escolas ou religiões.

E isso não acontece somente com os jovens. Vemos, a todo momento, pelos órgãos de divulgação, notícias de pessoas que possuem dinheiro, poder e prestígio, mas são contaminados pela ganância. Dão excessivo valor aos atrativos materiais, deixando de lado aquilo que vão deixar de herança para seus filhos. Isto é também uma questão de escolha, já que impossível que  o indivíduo desconheça as consequências de seu ato condenável, quando descoberto. Um amigo meu sempre dizia que “o diabo ensina  fazer, mas não ensina esconder”.

Existem pessoas que passam também a vida no cultivo de determinados valores e, quando envelhecem, se dão conta de que esses valores não eram os maiores ou os melhores. Poderiam ter se dedicado a outras coisas com o mesmo entusiasmo e empenho. Existem tantos campos de atuação que a vida nos oferece que o leque das escolhas é imenso. Daí, chegam à velhice e descobrem, às vezes de maneira traumática, que não foi aquilo o que realmente deveriam ter feito. 

O que fazer então para deixar algo de positivo como herança? Eis a grande questão. Mas é uma procura. Uma procura incessante do equilíbrio no juiz de valores. Estabelecer o que é importante para nossa evolução, pois é certo que o que estamos vivendo agora, é só uma parte da existência.