logo paraiba total
logo paraiba total

O tempo

7 de outubro de 2015

Um dos grandes desafios do ser humano é a administração do tempo. Sempre levei em conta que tempo representa a preferência que você tem para o exercício de qualquer atividade. Um exemplo que sempre gosto de usar é o seguinte: numa roda de companheiros, se você perguntar que necessita de alguém para lhe ajudar a fazer uma mudança, ou pintar a casa ou encher uma laje etc., muitos, senão todos, alegarão que estão sem tempo e não poderão ajudá-lo. Mas experimente fazer um outro tipo de convite, como participar de um churrasco inteiramente grátis. Tenho a certeza de que todos aceitarão o convite e arranjarão um jeito de adiar ou cancelar outros compromissos que, por acaso, tenham agendado anteriormente. Essa é a grande verdade, pois, para as atividades que lhe agradam, sempre se arranja tempo. Para as desagradáveis, nunca se consegue administrá-lo. E isto – a administração do tempo – é de importância vital para o ser humano. É comum citar o ditado: “ Tempo é dinheiro”. Os americanos vão mais além: “Time is money, time is gold, time is life.” – “Tempo é dinheiro, tempo é ouro, tempo é vida.”

Por outro lado, ganha-se o tempo quando se  simplificam as atividades e se adquire velocidade. Quando você, em determinada atividade, consegue tornar simples as atividades aparentemente complicadas, você ganha tempo. Se você mensurar o período para esta atividade e procurar acelerá-la, fazendo-a em menor duração, você ganha tempo. Esse tempo que sobrou poderia ser aproveitado para adquirir novos conhecimentos que  poderão ser úteis no futuro. Gastá-lo em coisas fúteis é perder o tempo, novamente. Tudo tem sua hora: para trabalhar, para estudar, para o lazer.

Um dos grandes inimigos do tempo é a distração. Quantas vezes, principalmente nas horas de estudo, deixa-se a mente divagar. Pensa-se sempre em outras coisas, e a imaginação toma conta do indivíduo, retardando a exercício de sua atividade. Existe uma técnica que consta do seguinte: quando estiver fazendo qualquer coisa e se lembrar de outra coisa a fazer, não interrompa esta atividade. Anote em um papel ao lado e, quando terminar sua atividade, faça aquela ou aquelas que você anotou para serem feitas depois. Isto evitará as interrupções e perdas de tempo.

A conclusão final é que a administração do tempo é de suma importância para quem quer obter sucesso na vida. O tempo nunca volta, sempre caminha para frente. Quando se o perde, é para sempre.