logo paraiba total
logo paraiba total

Dono da própria vida

16 de outubro de 2017

Nestes anos que Deus me concedeu viver, tenho exercido uma atividade deveras salutar. É a faculdade de observar. Umas das coisas que me tem chamado a atenção é o fato de pessoas colocarem suas vidas em atos ou fatos que as dominam. Conheci algumas que procuram muletas psicológicas, às quais ficam presas no seu cotidiano. Pessoas que expõem suas intimidades a chefes religiosos; outras que não começam o dia sem consultar um horóscopo; outras que se submetem a determinadas ideologias que levam ao fanatismo. 

Já ouvi falar que alguns artistas consagrados só fazem seus shows usando sempre a mesma cor de sua cueca ou usando sempre determinado amuletos  como se aquela cor de sua peça de roupa ou aquele adorno irá determinar ou não o sucesso de sua arte. É muito comum jogadores de futebol executarem um verdadeiro ritual antes da partidas. Que tamanha crença! Seu êxito dependerá única e exclusivamente de seu esforço ou trabalho, única via pela qual se atingirá o sucesso. 

Depender de uma força sobrenatural que irá tudo lhe entregar de mãos beijadas é uma ilusão. O sonho de ganhar em loterias, que movem milhões de dinheiro, é privilégio de poucos. É como uma gota no oceano. Este tipo de sorteio é como uma bala perdida, não obedecendo a nenhuma lei natural ou sobrenatural. Pode atingir acidentalmente a qualquer pessoa.

Penso que uma das coisas que deve ser perseguida para  a realização do ser é justamente procurar ser dono de sua própria vida. Resguardar sua intimidade, não a colocando em mãos alheias, seja quais forem. Não submeter seus atos a fanatismos religiosos ou ideológicos. Não se tornar prisioneiro de determinada crença. Confiar, primeiramente em Deus, e depois em si mesmo. 

Ou seja, tomar as rédeas de sua própria vida, aprender com seus erros para evoluir. Não existe ninguém perfeito, mas existem aqueles que vão em busca da perfeição. Necessário se torna livrar das amarras, libertar-se da prisão psicológica. Liberte-se!