logo paraiba total
logo paraiba total

Promessas de ano novo

8 de janeiro de 2016

Estamos no limiar de 2016. O ano que se encerra foi um ano lento e sofrido para  alguns, e rápido e venturoso para outros. Esta é a sensação que todos nós sentimos. Mas cada um tem sua vida. 

Numa análise fria, não há nenhuma mudança no correr dos dias. Mas, psicologicamente, representa uma oportunidade para fazermos um balanço de nossa vida. É um momento em que relembramos as promessas que fizemos no início do ano e não as cumprimos, as oportunidades que deixamos escapar, os momentos de ócio que deveríamos ter aproveitado para estudar ou trabalhar em determinado projeto de melhoria de vida, etc. E nossos relacionamentos, como andam? Dedicamos  o tempo e o carinho suficientes aos nossos amigos  e entes queridos? Será que priorizamos mais nosso trabalho em detrimento de nossa vida familiar?

Se por um lado, o final de ano representa uma oportunidade de se fazer um balanço, por outro lado, o início de 2016 é o momento ideal de renovarmos nossas esperanças, nossas promessas. Quantas coisas podemos nos propor: cuidar mais da saúde, poupar um pouco de dinheiro, fazer aquela caminhada diária, estudar mais, fazer aquela dieta para perder a barriga, telefonar para  aquele amigo ou amiga que está  sem dar notícias, procurar um outro emprego, fazer aquela viagem, parar de fumar,etc.

O problema dessas promessas é que sempre vamos adiando, sempre arranjando desculpas e acabamos por não realizar nada. O ideal é que se mantenha o foco e fixe o firme propósito de realização do objetivo. A Logosofia, ciência criada por Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche, diz que os objetivos devem ser lícitos, proveitosos e realizáveis. Não adianta você traçar um objetivo irrealizável. Por exemplo: vou treinar corrida e participar da próxima olimpíada. No meu caso particular, pelas minhas condições físicas, isto é humanamente impossível. Continua ainda aquele humanista que, contra uma deficiência chamada falta de vontade, há que estabelecer uma anti-deficiência chamada decisão. 

Há que se decidir firmemente a  realizar aquele propósito, hierarquizando sua realização sobre todas as coisas. Só assim conseguiremos atingir nossos objetivos, sem que  eles percam sua energia. Esse é o primeiro e grande segredo de tudo na vida. Se você não tiver vontade, nada poderá ser realizado. A vontade funciona como uma alavanca que impulsiona a realização de qualquer coisa.

Há necessidade de refletir sobre estas palavras e que possamos, no ano que se inicia, reunir forças e vontade suficientes para concretizar nosso projetos. Que tenhamos incontáveis momentos de alegria. Feliz 2016.