logo paraiba total
logo paraiba total

Desapega! Desapega!

30 de outubro de 2015

Uma propaganda que alguns canais de TV têm apresentado chamou-me a atenção. Trata-se de pessoas que vendem artigos que não lhe servem mais e que estão a ocupar espaços dentro de casa. A propaganda termina com os dizeres: “Desapega! Desapega”. Tenho pensado muito nisto e tenho procurado me desapegar de vários objetos que ocupam espaços em guarda-roupas, estantes e armários. São roupas que não mais me servem; são livros já lidos etc. Faço doações aos mais necessitados que farão maior proveito desses objetos. Faça esta experiência e você verá o quanto de coisas inservíveis ocupam sua residência. Existe até uma técnica oriental que sustenta que não devemos guardar objetos inservíveis, nem objetos quebrados como espelhos, copos, pratos etc. Isso, segundo a técnica, atrai maus fluídos e dificultam a paz, o progresso e a alegria do lar.

Entretanto existe algo que certamente devemos nos desapegar. São os maus pensamentos, os maus sentimentos e tudo aquilo que está a ocupar desnecessariamente nossa casa mental. Devemos abolir de nossas vidas as coisas que nos aborrecem e fazer uma faxina mental. Que tal evitar aquelas pessoas pessimistas que só nos jogam para baixo? Podem verificar que existem pessoas que, seja por inveja ou outra deficiência, nos enchem a cabeça com obstáculos, tentando nos fazer abandonar nossos projetos. Que tal evitar outras que se somente vivem a reclamar da vida como se fossem eternamente perseguidas pela má sorte? Que tal evitar ambientes que nos deprime? Que tal ficarmos longe de notícias violentas?  

 Há que se fazer o contrário, ou seja, procurar lugares alegres, aproximarmos daqueles amigos que sempre nos incentivam, com sinceridade, os nossos projetos, livrarmos dos maus pensamentos e dos maus sentimentos, escolhermos leituras agradáveis e programas de TV que alegrem nosso espírito. Você se sentirá muito melhor com isto.

Que tal aceitar este desafio? Desapega! Desapega!