logo paraiba total
logo paraiba total

As oportunidades

15 de junho de 2015

No último dia primeiro deste mês de junho, assisti a uma notícia na TV em que uma empresa estrangeira, de porte razoável, estava à procura de pessoas devidamente capacitadas na área de informática para serem contratadas. Conseguiram selecionar alguns candidatos, entretanto não foram contratados porque nada sabiam da língua inglesa, exigência da empresa. Lembro-me também de um fato em que uma engenheira, filha de um amigo, deixou de ser contratada porque não possuía a carteira de motorista, que era uma exigência, apesar de seu pai ter sempre insistido para que ela a providenciasse. 

Essas são situações dentre inúmeras em que as pessoas perderam grandes oportunidades na vida por não terem se preparado. Depois ficam a se lamentar  e muitas das vezes colocam a culpa de seus fracassos em outras pessoas.

Comparo as oportunidades como um trem de viagem. Umas pessoas nem veem o trem passar; outras chegam atrasadas às estações e perdem a viagem e ainda existem os que não se preparam para aquela viagem. E as oportunidades têm uma característica importante: muitas das vezes não retornam.

É importante que, durante nossa vida –  e isto tem um valor maior para os mais jovens – que nos preparemos para aproveitar as oportunidades que vão surgindo. A capacitação é importante e,, cada vez mais, a concorrência aumenta pois surgem mais candidatos e melhores preparados. As empresas atualmente não se contentam com os bons, mas sim com o melhores.

Uma boa receita , como já disse, é utilizar o tempo para se capacitar. É sempre procurar se atualizar, frequentar cursos, participar de estágios e seminários, pois tudo isso poderá ser de utilidade quando surgirem as oportunidades. É hora de trocar algum tempo de preguiça e lazer para investir em si mesmo, naquilo que poderá determinar seu sucesso e garantir um futuro melhor.

Ensinamento logosófico: “Cada oportunidade é um fração de tempo que tem muita relação com nossa vida. Prepare-se para aproveitá-las porque, se não o fizer, passarão junto a você em silêncio como uma sombra, e as perderá irremediavelmente.”

É hora de mudar! Mãos à obra!