logo paraiba total
logo paraiba total

COMPORTAMENTO NO DIA A DIA

23 de fevereiro de 2018

 Anos atrás assisti a uma entrevista com determinado jogador de futebol famoso e que também exercia posição de líder em determinada igreja, cuja religião me abstenho de dizer, já que a todas eu respeito. A entrevista foi após uma partida de futebol onde teria o mencionado indivíduo feito uma entrada violenta e desleal em seu adversário. Perguntado pelo repórter uma explicação pela atitude, ele respondeu que ali naquele momento ele era o atleta e não o pastor. 

Até hoje fico a meditar sobre tal fato. Como pode uma pessoa ter comportamentos tão diferentes em vários momentos de sua vida? 

É bem verdade que a vida diária nos submete a várias situações, mas devemos sempre estar prontos para mantermos o equilíbrio diante delas. Preservar nossos sentimentos das variações cotidianas não é tarefa muito fácil. É o caso muito comum verificado em diversas pessoas que, na rua, tratam bem a todos, mas ao chegar em casa, maltratam até mesmo os entes mais queridos e que lhe estão próximos (filhos, cônjuge, etc.).

No nosso dia- a- dia, temos, poderíamos dizer, várias vidas. Mas elas pertencem a uma só. O problema é quando dedicamos um interesse maior em uma delas e esquecemo-nos das outras. Daí surge o desequilíbrio, tão prejudicial a evolução do ser. Muitas vezes se prioriza a parte material da vida, esquecendo-se que a parte espiritual tem, até mesmo, valor maior. O caminho para progredirmos não é fácil, mas nada cai do céu. Tudo exige um esforço. Existe um ditado americano que diz “no pain, no gain”, ou seja, nada se ganha sem esforço, sem sofrimento.

Eis então o desafio. Como ser a mesma pessoa em nossas vidas? Como preservar os sentimentos das variações temperamentais? Como praticar virtudes, como paciência, tolerância, compreensão, afeto em todos os movimentos diários? Não existe fórmula mágica e fácil. O segredo é que se esteja sempre consciente daquilo que está se fazendo em todos os  momentos do dia. O importante é provar o valor no difícil.