Linguagem

Minha carreira Ver mais

Gestão profissional e liderança

Você está pronto para evoluir profissionalmente?

Foto: Internet
Faria sentido para você identificar a melhor forma de ascender em sua carreira profissional? Os desafios estão cada vez maiores e muitos profissionais estão se preparando e adquirindo experiências relevantes em seu meio, não é? Veja as reflexões que fiz e que também publiquei da revista Artestudio de setembro:

Ser melhor e conquistar espaço não é uma questão de desenvolver habilidades técnicas no que faz, apenas. Trata-se de melhorar competências comportamentais para fatores ligados ao que você tem e o que faz.

Vou lhe ajudar a fazer uma análise segmentada de sua vida profissional, observando algumas competências essenciais para que suas chances de vitória e sucesso aumentem mais.

Gostaria de lhe apresentar um conceito interessante de pensamento, que é voltado para a observância desses fatores, trata-se do ‘Pensamento seletivo”.

Pensar seletivamente significa identificar de forma clara os pontos que devem ser melhorados, analisando separadamente esses pontos, elencando ações específicas para cada um deles. Muitas vezes, somos tomados por generalizações e isso dispersa, fazendo-nos tomar atitudes aleatórias e muitas vezes sem conexão com a necessidade real.

Baseado na Pirâmide do processo evolutivo (José Roberto Marques-IBC), que trabalha com os níveis neurológicos de aprendizagem e mudança, temos alguns pontos relevantes a tratar:

Ambiente: é o contexto no qual nós agimos, o meio onde estamos inseridos. Que ambiente você está? Ele é favorável ao seu desenvolvimento? Qual o contexto que você está inserido? O quanto você tem guiado sua própria vida? Você acredita em possibilidades infinitas?

Comportamento: é o que fazemos num contexto específico e como utilizamos a informação inicial e de como nos comportamos. Quais são seus maiores e melhores comportamentos? O quanto você dá, recebe, planta e colhe?

Você diria que AGE ou REAGE?

Capacidades e habilidades: capacidades genéricas, estratégicas, fisiológicas, emocionais, transcendentais. Suas capacidades têm direção estratégica? Quais são suas habilidades e competências? São suficientes? Você tem planejamento específico para as áreas de sua vida? (curto, médio e longo prazos)

Crenças e valores: permissão, critérios, generalizações sobre o mundo e as pessoas. É que é importante para nós, a nossa verdade, em que nós acreditamos. Quais os seus critérios e generalizações sobre o mundo e as pessoas. O que é importante para você, 'a sua verdade'? No que você acredita? O quanto suas crenças são limitantes?

Identidade: senso do eu, que tipo de pessoa somos, qual o nosso papel no mundo, nossa missão de vida. Que tipo de pessoa você é? Qual o seu papel no mundo? O quanto você usa positividade em sua vida?

Afiliação: o grupo em que nós fazemos parte, com quantas pessoas nos relacionamos nas diferentes áreas da vida. O quanto pertencemos a cada lugar que nos relacionamos. A que grupos você faz parte? Com quantas pessoas você se relaciona nas diferentes áreas de sua minha vida? Que nota você dá para sua capacidade de aglutinar pessoas? (0 a 10)

Legado: nosso desenvolvimento espiritual, nossa relação com o universo. Nossa integração: corpo, emoção, alma, espírito. O que você quer ser quando crescer? Qual o grande propósito que norteia sua vida? Como você que ser lembrado por onde passar?

São muitas perguntas e são muito desafios. Sei o quanto é difícil, após uma reflexão assim, identificar a prioridade. Mas sei também que algo pode ser feito para que se inicie o processo de evolução, de subida ao próximo nível. Te convido a identificar o nível da pirâmide que mais lhe tocou. O que mais se identifica com o seu propósito na vida. Lembre-se que não “temos” vida pessoal e profissional, “atuamos” nelas, e o que fizermos de bom e ruim em uma delas, refletirá em todo o contexto.

Seja sincero consigo e trace mentalmente seu plano, escreva em seguida e estabeleça metas claras. A cada vitória vá subindo o nível ou voltando para fortalecer o anterior.

A má notícia é que o tempo voa, a boa notícia é que você é o piloto dele.

No mais, desejo sucesso para você, porque sorte está relacionada com o acaso e sucesso ao seu esforço.

Autoria
  • Email

Maurício Guimarães

Maurício Guimarães

Empresário e Consultor organizacional com vasta experiência em grandes corporaçõess. Possui diversas formações acadêmicas e em Coaching. Professor de vários MBA´s em gestão empresarial e pessoas, atuando também como palestrante e treinador comportamental de líderes e equipes.