logo paraiba total
logo paraiba total

Definindo seu Estilo (e como você gasta seu dinheiro) a partir das suas Inspirações

4 de julho de 2017

Você já parou para pensar seriamente em QUAL É O SEU ESTILOE quais são as suas METAS e ESTRATÉGIAS para apresentá-lo de uma forma mais coerente com o seu padrão de vida/trabalho/rotina? Fazer esse exercício mental, de vez em quando, é importante porque nos faz perder menos tempo e dinheiro, por exemplo. E uma boa maneira de organizar tudo isso, tanto mentalmente quanto fisicamente, é criar o que podemos chamar de “QUADRO DE INSPIRAÇÕES”, como fazem muitos estilistas, editores, stylists e por aí vai. Esse “quadro” é uma espécie de PAINEL que reúne colagens, fotos, textos, objetos, citações, postais, cortes de revistas, enfim, qualquer forma visual e textual que defina ideias, estados de ânimo, temas. É uma forma criativa de definir quem você é, quais são seus objetivos pessoais e profissionais, atividades, imagens de pessoas queridas, indicações de livros que você quer ler, de filmes que quer assistir, lugares que quer conhecer. E levando para o lado do ESTILO é nesse quadro onde você vai reunir o que inspira o jeito como você quer se vestir. Definir e reunir todo esse “banco de dados” pode ajudar na limpeza do seu closet, na criação de uma guia de compras baseado no que você realmente precisa e na renovação da sua imagem pessoal.

Algumas dicas para encontrar (e organizar) as suas “inspi/aspirações”:

REFLITA SEU ESTILO ATUAL | Você é mais clássica ou não resiste a uma tendencinha? O primeiro passo aqui é saber como você se comporta diante dos apelos do mutante universo da moda. Mas é importante também destacar que embora seja muito divertido estar em dia com as tendências mais voláteis, o consumismo desenfreado vai pesar no seu bolso e sacrificar a qualidade do que você coloca no guarda-roupa. Não é à toa que os experts aconselham a gastar dinheiro em peças clássicas e de qualidade superior. Pergunte a si mesmo qual o seu atual estilo, se ele está funcionando e como você pode melhorá-lo.

ENCONTRE FRASES QUE RESUMAM SEU OBJETIVO | Agora que você tem uma ideia básica de qual direção você quer que o seu estilo tome, o próximo passo pode ser encontrar declarações/frases/citações que resumam a ideia central do seu quadro de inspirações. Você não vai poder arrastar seu quadro para o shopping, mas ter uma citação para lembrar pode reforçar quais são os seus objetivos. Lembrar da frase de Yves Saint Laurent “Fashions fade; style is eternal” (“A moda se apaga; mas o estilo é eterno”), por exemplo, certamente vai ajudar na busca por escolhas mais clássicas, que vão durar mais tempo, com melhor caimento e material e que são mais um investimento, do que apenas uma compra. Mas atenção: escolhas espertas e práticas não implicam em visual entediante e apagado. Um abusinho aqui e outro acolá faz parte né… 

SELECIONE E REÚNA SUAS IMAGENS! | Sem dúvida a parte mais divertida! Nem é preciso mencionar que a internet tem milhões de sites que reúnem um sem fim de imagens lindas que certamente podem ilustrar a sua imagem pessoal. Sem falar na revistas, catálogos e afins… Uma boa opção para quem gosta de mudar com mais frequência a sua seleção de imagens é investir em um quadro de cortiça. E lembre-se: quanto mais personalizado for seu quadro, mais ele vai ser útil na evolução do seu estilo.