Linguagem

Mundo esportivo Ver mais

Mercado, gestão, carreira e bussiness esportivo

O custo das camisas oficiais de futebol

Foto: internet
Em 1997, quando começaram a ser vendidas camisas oficiais de clubes de futebol internacional no Brasil, o custo era de 69,00 dólares. Cerca de 20 anos depois, esse tipo de vestuário já atinge até R$ 300,00, dependendo do fabricante. Só que esse último valor não só atinge as dos times de fora do país, mas também, o daqui do Brasil.

Já foi moda o estilo calça jeans e camisa de futebol por muitos anos e perdura até hoje, entretanto, vem diminuindo o quantitativo de quem preferia os uniformes oficiais devido ao custo elevadíssimo. Mas, uma forma de conseguir ir às ruas com as famosas camisolas (como chamam em Portugual as camisas dos clubes), é optar pelas réplicas, que em muitos casos são idênticas e vem ganhando adeptos, apesar do tempo de vida útil é bem menor do que as originais.

O custo exorbitante desses produtos não atinge só o Brasil, pois na Europa, convertendo o Euro ao Real, é praticamente o mesmo valor e lá, também vem deixando torcedores longe de materiais oficiais esportivos. Num exemplo bem prático, quando estive em setembro de 2015 no estádio San Siro, em Milão, norte da Itália, onde assisti à partida Milan e Palermo, me impressionou o número de vendas das "piratas"  nas barracas localizadas na área externa da praça esportiva. Será que as poderosas marcas como: Adidas, Puma, Nike, Umbro, Lotto, Fila, Diadora, entre outras, não vão querer concorrer com as modetas réplicas? Ou preferem vender menos e caro do que muito e barato? 


Autoria
  • Facebook
  • Email

Stefano Wanderley

Stefano Wanderley

Stefano Wanderley é formado em comunicação social pela UFPB e possui especialização em assessoria de imprensa na Unifor (Fortaleza). Também cursou mestrado em administração na linha de estratégia e competitividade na Universidade Potiguar, em Natal-RN. Há 15 anos é repórter esportivo da Rádio Tabajara, onde já teve a oportunidade de gerenciar o departamento de esportes da emissora oficial do Estado.