logo paraiba total
logo paraiba total

Faaca: democrático e de bom gosto

29 de junho de 2020

Em uma mesa, engravatados que saíram do trabalho e foram curtir um happy hour. No outro lado, pessoal com roupa de academia, certamente saindo do treino. Por ali, a turma da praia que decidiu comer e tomar a saideira. Tem casal bacana, tem família descolada, amigos de chinelo, turma da paquera. Assim é o Faaca Boteco e Parrilla, um sucesso sem tamanho em João Pessoa que virou point assim que inaugurou, há dez meses. Voltado para um público de bom gosto e sem frescuras, o Faaca é especialista em carnes nobres, com um conceito bem diferente de bar.

A carne é a protagonista do cardápio. Carnes nobres, em cortes especiais são preparados na parrilla, método muito encontrado na Argentina e no Uruguay. Ao chegar no local, o cliente tem a possibilidade de escolher um dos cortes da “vitrine”. Entre as opções, prime rib, t-bone, bife ancho, short rib, picanha, maminha, fraldinha, assado de tira, contrafilé, baby beef, shoukder steak e brisket – todos disponíveis em gramaturas diferentes. No cardápio, estão explicados os principais cortes de carne da casa para facilitar a escolha. São 24 cortes, entre bovinos e suínos. Para tornar a experiência ainda mais particular, o cliente pode levar o corte e preparar em casa, com 30% de desconto na peça. 

Esse conceito caiu no gosto do público. Com mesas de madeira, as lajotas em branco e preto, remetendo-se a originalidade dos botecos, o Faaca realmente é  um bem original, com qualidade de um tradicional restaurante, mas sem complicação, e longe do conceito de churrascaria.

Para quem quiser conhecer, a coluna indica pastel de costela de entrada, bife de chorizo com arroz birô-biro e batatas fritas com cheddar e bacon, acompanhados de uma Heinekein bem gelada. Peça ainda a farofa de banana, uma das minhas preferidas. Outra boa opção é o hambúrguer, um blend de 3 cortes angus de 200 gramas – seguramente, o melhor da cidade. De sobremesa, o petit gateau de doce de leite é o eleito, de longe. 

O preço é justo porque as peças são importadas e únicas – e o jeito de prepara-las é exclusivo. O ambiente é confortável, com som ambiente. O atendimento é “daquele jeitinho”, bem leve e com garçons e garçonetes carismáticos. Aceita todos os cartões, abre de terça a domingo, inclusive para almoço. 

Em tempo: embora escrito com dois As, a pronúncia é “Faca” mesmo. O bar tem unidades em Pernambuco e no Rio Grande do Norte e, embora não seja uma franquia, segue o mesmo padrão. Em João Pessoa, o Faaca Boteco E Parrilla fica na Avenida Bananeiras, 80 – Manaíra. Fica a uma quadra de distância da praia.

Este artigo foi publicado no site da Abrajet PB.