logo paraiba total
logo paraiba total

Turismo de aventura nos Alpes Paraibanos

1 de abril de 2016

Quem está acostumado com aventuras sabe a sensação gostosa que é descobrir novos roteiros. Recentemente fomos desbravar o que o Sertão da Paraíba tem de melhor. Na região polarizada por Santa Luzia, no Seridó do Estado, ficamos encantados com o poder e a beleza das serras que circundam a cidade. Escalá-las foi o desafio proposto pelo engenheiro agrônomo Beranger Araújo (pai de Haryanne e sogro de Walter). Nascido na região, ele conhece todas as Serras divinamente. Sabe nomes, histórias e caminhos espetaculares que, quem vê de fora, nunca iria imaginar que uma região que está sofrendo com a escassez de água poderia guardar tanta beleza. Batizamos a expedição de Trilha dos Alpes Paraibanos.

Uma das trilhas que mais gostamos foi a do ‘Banheiro do Índio’. O local é conhecido pela queda d´água que se forma quando está no período chuvoso. No dia que fomos, tinha chovido há alguns dias e ainda tinha água pelo local. Para visitar é preciso ter, além de disposição, um bom preparo físico. É caminhando sobre as próprias serras – que muitas vezes são escorregadias – que se chega até o ponto mais bonito do ‘Banheiro’.

Também fomos ao abrigo do último Indio Tapuyo da região de Santa Luzia. O local, que lembra um pouco o Lajedo de Pai Mateus, também é de uma beleza riquíssima. Era embaixo dessa pedra oca que alguns índios moravam. Chegar lá também exige muito preparo físico, calça e tênis. Sim, porque a vegetação arranha muito!Explorar lugares que são poucos procurados é uma forma de divulgar nossas belezas. Essas trilhas ainda não são registradas, mas fazem parte da infância de Beranger e agora entrou em nossas histórias. O acesso a elas ainda é um pouco difícil e é preciso conhecimento prévio da área para poder chegar ao ápice. Logo, logo grupos poderão conhecer e saber mais sobre essas serras tão lindas.