logo paraiba total
logo paraiba total

Vivendo e aprendendo com o turismo de experiência em Ingá e Alagoa Grande

13 de novembro de 2015

Que tal pegar a estrada para viver um turismo de experiência? Foi com essa proposta que fomos até os municípios de Ingá e Alagoa Grande, no Brejo paraibano. Além de conhecer as belezas e histórias dessas duas terras, ainda tivemos o prazer de conhecer pessoas que lutam e usam a criatividade para mudar a realidade de vida e mostrar que podem sim vencer o pessimismo.

É o caso de Silvia Patchwork, que transformou sua varanda em produtos maravilhosos de retalhos em Ingá. Peças que enchem os olhos com o colorido e encanta os visitantes. Um lugar mágico, onde é possível até fazer uma pequena oficina e se deliciar com um delicioso café. 

Próximo de lá, a simpática Lia, nos recebe com um largo sorriso no rosto e um ábaco mais que carinhoso, no Memorial do Cuscuz Tapioca, criada por ela. Lia transformou o espaço bem pequeno em sua casa, resgatou seu saber de cozinheira e faz com que todo mundo se encante som sua história de vida. 

Como não se apaixonar também pelo Memorial do Labirinto também em Ingá? Dona Rita, uma lutadora nessa arte de resgatar essa técnica de renda, mostra com orgulho o resultado dessa luta vencida todos os dias. Ela se encarrega de contar aos visitantes a história do Labirinto e, de quebra, ainda oferece quitutes como bolo, tapioca e suco com frutas do próprio pomar. Uma delícia!

Uma artesã de mão cheia também inova em técnicas e produz luminárias em canos de PVC. Verinha, como é conhecida já faz essa arte chegar em vários locais do Brasil. Compramos uma de lembrança, claro. Com tema bem característico da nossa região. Vai ficar linda no nosso novo apartamento!

Em Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro, o ambiente respira história. Um dos passeios mais criativos da cidade é proporcionado pelo ator Thiago Rodrigues, da Frente Trovadora. Ele une música, poesia e teatro pelas ruas da cidade. Ele faz uma viagem no tempo, apresentando casarões, os becos e termina do Teatro Santa Inês, o terceiro mais antigo do Brasil, com 110 anos. Pra conhecer todos esses passeios, basta agendar. Abaixo tem os contatos de todos. Garantimos que é uma experiência única e emocionante.

 Contatos:  

Silvia Patchwork – (83) 99372-8639(cleasilvia@hotmail.com)

Lia – memorial do Cuscuz e Tapioca – (83) 99129-9456 (jane81.silva@gmail.com)

Dona Rita – Memorial do labirinto – (83) 98720-6497(labirinto.pontinha@gmail.com)

Verinha – Raio de Luz Luminárias –(83) 99131-4598

Frente Trovadora – (83) 99967-9477(thiaggo_rodrigues@hotmail.com)