Linguagem

Turismo Ver mais

Equipamentos, produtos e roteiros

Cachaça merece tratamento VIP: tá na hora de valorizar

Foto: rosa aguiar
Estão começando em todo o país cursos sobre a bebida genuinamente brasileira. Parece incrível mas há muito o que aprender nossa a bebida nacional. Assim como se faz ao servir um whisky, a garrafa da cachaça também deve ser levada a mesa quando for ser servida. Esses e outros conhecimentos, como a história da cachaça, mercado e produção, análise sensorial, avaliação sensorial e degustação, serviço de mesa, cartas de cachaças, metodologia e técnicas de apresentação à consumidores, otimização e estratégias de conquistas, além de harmonização com menu assinado serão o conteúdo do “Percurso Multissensorial da Cachaça”, que será oferecido pela APCA – Associação dos Produtores de Cachaça de Areia, com apoio do Sebrae. Acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, das 13 às 17h, no Hotel Fazenda Triunfo, no município de Areia. 

O curso é destinado a produtores, apreciadores, estudantes e pesquisadores da área, baristas, garçons e demais interessados nos conhecimentos sobre a bebida genuinamente brasileira. É lamentável que muitos garçons, até mesmo de excelentes restaurantes,  não saibam quase nada sobre cachaça. O curso será ministrado por duas feras na cultura da cachaça: Maurício Maia, publicitário, chefe de cozinha e cachacier, atual presidente da Cúpula da Cachaça, é especializado em bebidas destiladas pelo WSET (Wine and SpiritsEducation Trust) de Londres e autor do blog O cachacier; do caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo e membro da Cúpula da Cachaça e do GEDEC(Grupo de Estudos e Degustação de Cachaças), onde estruturou o 1º Curso de Formação em Cachaça do país. Apreciador, pesquisador e professor na área da cachaça há mais de 20 anos, é um dos principais professores do país e um dos mais requisitados palestrantes do setor. Isadora Bello Fornari é uma apaixonada pelos sabores do Brasil, paulistana que tem a cachaça como veículo para apresentar as riquezas de seu país. Sempre interessada em novas experiências busca aprender cada vez com os melhores profissionais, como Ludmila Soeiro, Alex Mesquita e fundou com Jean Ponce, ex-D.O.M., a Rosário, empresa de consultoria especializada em serviço de bebidas. Pós-graduada em Marketing pela ESPM e formada pela ESALQ-USP em Tecnologia da Cachaça e Análise Sensorial, desenvolve consultoria especializada, cartas de cachaças, workshops, eventos e harmonizações, apresentando a cachaça e história aos consumidores em linguagem acessível e democrática. Busca se envolver e colaborar com as mais diversas manifestações sensoriais do Brasil.

Da correta forma de servir, do copo a ser utilizado, da temperatura adequada até a história da marca, tudo serve para encantar e enriquecer a experiência do apreciador. Inscrições e maiores informações pelo telefone (83) 99931-9862 e (83)9 9622-m4770 ou através do e-mail thbaracho@hotmail.com.


Autoria
  • Email

Rosa Aguiar

Rosa Aguiar

Rosa Aguiar é jornalista, especialista em Redação Jornalística, mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB e ex-secretária da Associação dos Jornalistas de Turismo (Abrajet) . Não vive sem viajar e escreve sobre turismo há mais de dez anos, defendendo os valores paraibanos, nossas belezas e potencial