Linguagem

Turismo Ver mais

Equipamentos, produtos e roteiros

“Som das Pedras” vai mostrar o sertão e o cariri

Foto: divulgação
No dia 31 de agosto próximo começa a rota cultural “O Som das Pedras”, em dez municípios das regiões do cariri e sertão da Paraíba, regiões cercadas de pedras e lajedos que tornam os lugares de uma natureza exótica, mística, única. A moradora do assentamento Santa Catarina, em Monteiro, Josivania Cahino, percebeu o potencial da beleza do lugar e criou o roteiro. Seu intuito era empoderar as comunidades para depois encantar os turistas. Chegou a hora de fazer isso.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, adotou a ideia de promover eventos culturais nos lajedos e lançou, em grande estilo, o “Som das Pedras”, que vai passar pelos municípios de Juru, Teixeira, Maturéia, Monteiro, Princesa Isabel, Congo, Cabaceiras, Serra Grande, Queimadas e Boqueirão. Em todos esses lugares vão acontecer apresentações culturais durante o por do sol, nas pedras enormes das regiões. Uma união da beleza dos lajedos do interior da Paraíba com a música de qualidade, feita pelo grupo Prima e pelos moradores artistas locais. Josivania  esteve presente ao lançamento e estava emocionada com a dimensão que o circuito vai ter. O “Som das Pedras” vai acontecer de agosto a novembro.

Vale destacar o empenho do secretário executivo de Cultura, Milton Dornellas para que tudo acontecesse. Ele trabalha desde março estimulando os municípios. O objetivo maior do “ Som das Pedras” é contribuir para o desenvolvimento das regiões envolvidas, como ressaltou Milton durante o lançamento “ O Circuito  agrega beleza dos lugares, a música, o artesanato, a gastronomia”. Confira os locais e se programe para esta aventura pelo nosso sertão e cariri.

. Juru, dia 31 de agosto, no Lameiro da Laje Grande, às 17h,

. Teixeira, dia 02 de setembro, às 16h30 na Pedra do Tendó,

. Maturéia, dia 7 de setembro, na Pedra do Caboclo, às 16h30,

. Monteiro,  dia 21 de setembro, na Laje das Moças, às 16h30,

. Princesa Isabel, dia 5 de outubro, na Pedra do Guiné,

. Congo, dia 12 de outubro, no Lajedo da Barriguda, às 16h30,

. Cabaceiras, no Lajedo Salambaia, às 16h30,

. Serra Grande, dia 5 de novembro, no Lajedo da Paixão, às 17h,

. Queimadas, dia16 de novembro, às 17h, na Caverna da Loca, na Pedra do Vento

.  Boqueirção, dia 23 de novembro, às 17h, no Lajedo do Marinho.


Autoria
  • Email

Rosa Aguiar

Rosa Aguiar

Rosa Aguiar é jornalista, especialista em Redação Jornalística, mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB e ex-secretária da Associação dos Jornalistas de Turismo (Abrajet) . Não vive sem viajar e escreve sobre turismo há mais de dez anos, defendendo os valores paraibanos, nossas belezas e potencial