logo paraiba total
logo paraiba total

Bananeiras: cantinhos de charme!

12 de agosto de 2016

Esta semana a rota cultural Caminhos do Frio está em Bananeiras, cidade pioneira que deu o ponta pé inicial desse roteiro que é um sucesso. Impulsionou o turismo, e o que é melhor: os municípios que fazem parte. Nada é automático, mas desde a criação dos Caminhos do Frio é visível como os municípios que fazem parte melhoraram sua infraestrutura e a população moradora acordou para uma série de iniciativas que geram lucro, como investimentos na capacitação nas áreas de produção de artesanato e gastronomia.

Bananeiras fica a 136km de João Pessoa, e uma visita a cidade pode ser feita sem grandes produções, talvez apenas para desfrutar dos vários cantinhos de charme que a cidade está ganhando. Cada vez que vou a Bananeiras encontro uma novidade.

A dica é conhecer o complexo da Estação de Trem. Um dos lugares que mais gosto lá é a antiga estação, que frequentava desde quando ali tinha apenas uma pousada simples, mas a história e a arquitetura do lugar já me chamavam atenção. 

Bananeiras foi grande produtora de café, a segunda do Nordeste, e a estação servia para armazenas o produto e escoá-lo através do trem. Segundo os registros foi inaugurada em 1925, pela Great Western.Um investimento recente de empresários de João Pessoa transformou o lugar num ambiente lindo e aconchegante, mantendo todas as características históricas da estação. 

Exatamente onde funcionava a área de chegada e partida dos trens está hoje localizado um excelente restaurante, com cardápio farto de opções regionais e carta de vinhos de impressionar. A decoração rústica de bom gosto combinou perfeitamente com a atmosfera do lugar ilustrada com as obras do super artista naif Clóvis Jr.

A antiga pousada hoje é um hotel confortável, que oferece aos hóspedes excelentes acomodações, com todos os quartos com banheira de hidromassagem e sacada com rede, piscina aquecida e um local para o café da manhã muito criativo decorado com azulejos hidráulicos. A Pousada da Estação oferece ainda, no mesmo conjunto arquitetônico, um museu, lojas e espaços de interação, tudo num clima de muito charme e harmonia.

Até este domingo (14.08), os Caminhos do Frio levam a Bananeiras. A cidade receberá os shows da Banda SCFV, Eloisa Olinto, Tinho e Banda, Kelson Kiss, Sandra Belê, do talentoso Curió e do Forró Caboclo. Excelente programação, que oferece ainda exposições de artes plásticas e apresentações de dança, feira de artesanato e gastronômica. 

Serviço: Reservas Pousada da Estação: (83) 9121 1646 ou (83) 8811 2263