logo paraiba total
logo paraiba total

Engenhos Abertos a visitação: Engenho Lagoa Verde, da cachaça Volúpia

25 de junho de 2015

Conhecer o nosso Estado direitinho, com certeza, é uma ótima dica para os paraibanos, sim! Não é raro a gente programar sempre viagens para outros Estados e países e, muitas vezes, esquecermos de “dar uma de turista” na nossa terra, na Paraíba, mesmo! Tenho certeza que quem não fez isso ainda, vai se surpreender! E nada melhor do que fazer agora, nesse tempo mais frio, porque fica ainda mais agradável.

Seguindo nossos “posts” sobre os engenhos paraibanos que são abertos à visitação, a dica desta semana é uma visita ao Engenho Lagoa Verde, no município de Alagoa Grande, na região do brejo, há cerca de 117 quilômetros de João Pessoa. Foi lá que nasceu ninguém menos que Jackson do Pandeiro, considerado um dos maiores ritmistas do país, e responsável pela nacionalização de inúmeras músicas nordestinas.

Logo na entrada do município, um grande portal em forma de pandeiro reverencia o grande músico. E tem o Museu Jackson do Pandeiro, totalmente dedicado ao rei do ritmo, para conhecer mais sobre a sua história e curiosidades de sua vida. Nascido José Gomes Filho, era apelidado de Jack, um mocinho de filmes de faroeste americano, e depois se transformou em Jackson, uma sugestão de um produtor musical. 

Alagoa Grande tem ainda igrejas e teatros seculares, casario construído com a mão de obra escrava, e a visita pode incluir ainda conhecer a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, na região rural, que reúne descendentes de escravos. No local existia um quilombo com escravos fugidos de Mamanguape e Areia, e hoje seus descendentes vivem em harmonia e praticam a dança côco de roda em suas apresentações.

Neste maravilhoso universo cultural está localizado o Engenho Lagoa Verde, que  produz a famosa cachaça Volúpia. Esta cachaça já nasceu quebrando tabus: imaginem um rótulo super sensual, com uma mulher com seios nús! E olha que esse rótulo foi lançado em 1946!! Foi Otávio Lemos de Vasconcelos, avô do atual proprietário, Vicente Lemos, quem deu início a história da Volúpia que continua com a tradição de produzir a legítima cachaça de alambique, acrescentando inovações para que esta bebida brasileiríssima, ganhe mais projeção e respeito. A cachaça Volúpia foi a selecionada pelos produtores da série Gabriela, da obra de Jorge Amado, como a bebida dos coronéis. E foi a Volúpia a primeira no Brasil a ser engarrafada em porcelana, dando mais sofisticação ao produto.

O Engenho produz as cachaças Volúpia tradicional e Volúpia envelhecida, e os coquetéis Frutta Frozen, à base de cachaça, e sua produção é de 180 a 200 mil litros por safra. Uma visita ao município de Alagoa Grande pode terminar com chave de ouro no Engenho da Volúpia, e nada mais interessante do que ver de perto todas as etapas do processo de produção de cachaça de alambique. E que tal adotar uma árvore para contribuir com o reflorestamento da região, e depois ainda degustar das delícias do restaurante próprio, que abre todos os dias, sem necessidade de agendamento, e  que tem um farto cardápio regional, com carne de sol, de bode, e tantas outras iguarias, entre elas o famoso queijo de coalho  com mel de engenho como sobremesa…