logo paraiba total
logo paraiba total

Paraguai: nada de compras!

11 de novembro de 2016

Sou realmente apaixonada pela América do Sul, e na minha lista de viagens já tiquei a Argentina, o Peru, o Chile, Bolívia, Uruguai. Todos maravilhosos e surpreendentes, diferentes um do outro, com suas peculiaridades. Esta semana tive mais uma surpresa ao conhecer Asunción, a capital do Paraguai.

Nada de compras: o objetivo era visitar meu filho Lucas, que estuda lá, e fazer turismo mesmo. No final da viagem de cinco dias percebi como somos mal informados quando se trata de saber sobre nossos países vizinhos. Mesmo com minhas andanças pela AS achava que o Paraguai era só compra. Asunción é uma cidade tranquila, com baixíssimos índices de violência, praticamente sem analfabetos, com um povo extremamente educado e muito limpa.

Isso sem falar nas suas belezas. Um dos monumentos mais amados pelos paraguaios e orgulho deles é o Palácio de Los Lopes, sede da presidência da República. Foi construído num local estratégico, no Centro Histórico, perto do rio Paraguai Um lindo monumento de 1857, no estilo neoclássico, construído por ordem do então presidente Francisco Solano Lopes. Não é permitida a entrada de turistas.

A Avenida Costanera, ou La Costanera, margeia a Baia de Assunção e é o local de lazer para caminhadas, aluguel de bicicletas, triciclos. O projeto começou em 2013 e ainda está sendo concluído. O trânsito de automóveis é proibido no domingo. Os paraguaios não tem o hábito de tomar banho no rio, apesar da praia ser bastante atraente.

O Paraguai possui dois idiomas oficiais: espanhol e guarani, que é disciplina obrigatória para os estudantes estrangeiros. O espanhol dá para entender, mas o guarani…de jeito nenhum. Um Monumento à Paz foi erguido em 1982, num local conhecido como Cerro Labaré, que tem 156 metros de altura, e reverencia também o cacique Labaré, líder indígena durante o processo de colonização.

Assunção tem muitas praças, é muito arborizada, e cheinha de restaurantes sofisticados, entre eles, conferi  o Galpón Criollo, Un Toro e Siete Vacas, com excelente gastronomia focada nas carnes vermelhas. A fama do Paraguai é de ter as melhores carnes do mundo. No tradicional Bolsi, dos anos 60, que funciona 24 horas, enorme cardápio e pratos típicos como sopa, um bolo salgado de milho. Excelentes preços para os brasileiros quando fazem a conversão. À noite a dica é o Paseo Carmelita, com bares transados e mesas nas calçadas. Não tem pedinte nas ruas nem assaltos. O Kingdom é réplica de um castelo medieval inglês, com música e petiscos de lá, e típicos do Paraguai também. O clima neste país tem personalidade: o frio é frio e o calor é forte. E tudo pode mudar a qualquer tempo. No verão é comum ver os paraguaios carregando garrafas térmicas nas ruas. É água gelada para tomar o tereré, mate gelado.

Está faltando Colômbia, Equador e Venezuela…