logo paraiba total
logo paraiba total

Estação Bananeiras: pousada de charme e história para se sentir especial

5 de abril de 2018

Visitar a cidade de Bananeiras, no brejo paraibano, localizada há 141 quilômetros de João Pessoa, é ficar cercada de história, clima ameno, paisagens incríveis proporcionadas pela Serra da Borborema, e aconchego. O município herdou dos tempos áureos da produção de café – chegou a produzir um milhão de sacas por ano – um casario esplendoroso, tanto na zona urbana, quanto rural. Lá estão localizados os engenhos da tradicional cachaça Rainha e também da cachaça Cobiçada. Bananeiras estava adormecida para o turismo, até a gestão da prefeita Marta Ramalho e sua secretária de turismo, Ana Gondim, que, com muitos incentivos e iniciativas, tornaram o lugar um dos melhores destinos no Estado. E o desenvolvimento chegou com a instalação de condomínios e comércio. Dentro do tema, no assunto hospedagem em Bananeiras, é a Pousada da Estação quem ganha destaque. 

A estação ferroviária do município, inaugurada em 1925 e desativada em 1967, foi transformada, há três anos, numa pousada e restaurante de requinte e charme. A Pousada da Estação é um exemplo a ser seguido de como se pode utilizar prédios históricos a favor do turismo. De propriedade da empresária Karina Leon, a pousada possui restaurante, área de lojas, e 12 apartamentos com decoração rústica, todos com banheira de hidromassagem, e todo o conforto de uma hospedagem de luxo. 

O ambiente foi idealizado pelo arquiteto Bruno Ferraz, que primou pela utilização de elementos do contexto da região, como os ladrilhos hidráulicos instalados em pisos e paredes, muita madeira e uma linda arborização com muitas flores regionais. O café da manhã é servido em frente à piscina térmica, e os funcionários são muito bem treinados, deixando o hóspede se sentindo especial. 

Os paraibanos ainda precisam descobrir a Pousada da Estação, já que a maioria dos hóspedes ainda vem de Natal, no Rio Grande do Norte. O restaurante, aberto ao público, oferece um variado cardápio e, nos dias mais frios, os frequentadores recebem mantas para se aquecer. A Pousada está investindo em apresentações culturais, e no próximo dia 30 de março haverá apresentação do grupo de jazz Opus, de Campina Grande, e dia 31, é a vez do forró com Dorgival Dantas. Aqui em João Pessoa  os ingressos estão sendo vendidos na loja Homem do Sapato.Maiores informações pelo telefone: 83 9 9947-0050