logo paraiba total
logo paraiba total

Campina Grande avalia desafios e avanços do turismo em evento

5 de julho de 2016

O II Fórum de Turismo de Campina Grande, promovido pelo Sebrae, Prefeitura de Campina Grande, Abrajet e parceiros, nesta última quinta-feira, 30 de junho, discutiu os desafios e avanços do turismo local e, como não poderia deixar de ser, a realização do maior evento de turismo do país, que é o Maior São João do Mundo, com 30 dias de programação.  

O prefeito Romero Rodrigues ressaltou o esforço que a cidade está fazendo para “tornar a cidade mais atrativa, se preocupando com a zeladoria para deixar Campina mais bonita, limpa e aconchegante”. Parece fácil, mas desenvolver o potencial turístico de uma cidade envolve uma série de questões. E Campina Grande está fazendo o dever de casa com notas altas. 

O coordenador do Maior São João do Mundo, Temi Cabral, elencou os desafios vencidos para a realização da festa este ano. Além da crise financeira, o desabastecimento de água em Campina Grande agravou o quadro. Foram feitos poços artesianos e a água consumida no Parque do Povo não utilizou os reservatórios do açude de Boqueirão. “ Tivemos a consolidação do evento a nível nacional, o maior número de turistas de todos os anos e um incremento no número de voos de 38%”.

A coordenadora de Turismo da Prefeitura de CG, Catharine Brasil, destacou a importância da presença da cultura para marcar a identidade da cidade. “Os turistas querem conhecer a cultura, isso é fundamental”. Durante o mês de junho Campina Grande teve muito o que ver de novidades: o São Municipal de Artesanato, o Salão Estadual do Artesanato, a Vila do Artesão, (foram, na verdade, três salões de artesanato simultâneamente)  Pavilhão do Milho, o Quadrilhão, além de outras iniciativas privadas, como o Trem do Forró e o Forró Bus, da Autocar Turismo.

O Nordeste ocupa posição privilegiada na captação de eventos, sendo a segunda região do país na realização deles, com 20% do mercado. Durante a palestra Turismo de Eventos, com a consultora de Turismo do Sebrae Nacional, Vaniza Shuler, essa fatia significa uma grande demanda, e destacou que “ é preciso entender as necessidades, criar produtos e serviços interessantes, organizar a informação, divulgar no local correto e entregar  como acordado”. Vaniza está prestando consultoria a Prefeitura Municipal como parte dos investimentos de qualificação.

O que os jornalistas de turismo viram foi uma cidade que não se deixa vencer pelos desafios, e, sobretudo tem auto estima para valorizar a sua cultura como o maior atrativo. Parabéns a todos que estão juntos pela cidade!