logo paraiba total
logo paraiba total

Do Cabo Branco à Barra de Gramame Norte: natureza para relaxar

7 de novembro de 2017

O grupo intitulado Amigos por Ai, formado por dez pessoas das mais diversas profissões, caminhou 13 quilômetros pela beira mar do litoral sul, saindo da praia do Cabo Branco até a Barra de Mamanguape, e fez um diagnóstico de como estão às praias visitadas. A saída foi do Cabo Branco, às 9h45, no sábado (4). Famosa pela “barreira do Cabo Branco”, um conjunto de falésias vivas cuja vista, de baixo, nos dá a verdadeira dimensão da erosão e do descaso público que há décadas promete um projeto para a sua contenção.

A praia do Seixas, cujo nome vem de uma família precursora na moradia lá, abriga o ponto mais oriental das Américas. Um marco importante, mas, apesar disso, não há nenhuma referência para o turista desse ponto. As barracas de comidas e bebidas precisam de melhorias. A Penha, cujo primeiro nome é praia do Aratu – um pequeno caranguejo, é famosa pelo seu santuário e romaria. No passado as manifestações culturais como côco e ciranda faziam a animação do lugar e não acontecem mais.

A praia de Jacarapé, deserta, é delimitada pelo Rio Mangabeira, e pelo riacho Jacarape?, ao norte. Apesar de alguns dos pontos negativos descritos aqui, a beleza dessas praias é estonteante, com uma natureza que une diversos ambientes, o mar, rios, falésias, mangue. A praia do Sol possui dois quilômetros de areia, e muitas barracas ainda com palhas de coqueiro na cobertura, o que deixa o lugar com um aspecto rústico muito bonito. Antes que me esqueça: para fazer caminhadas longas use tênis com meia sem costura, chapéu de abas grandes, use bloqueador solar e tome muita água percurso.

O nosso destino era chegar, caminhando, até a Barra de Gramame, dividida em Barra Sul e Barra Norte. E chegamos às 12h45, depois de três horas.  Foi preciso atravessar o rio Gramame, que desemboca no mar, de balsa, pagando R$5 por pessoa. 

Com a maré mais baixa é possível passar a pé. A recompensa de toda a caminhada chegou: a simplicidade da Barra do Norte, onde ficamos, oferece um delicioso banho de rio que forma lagoas, passeios de caiaque e Stand Up, mesas e cadeiras que ficam na água, enquanto a maré deixar. E tem ainda a barraca de Seu Biu, com deliciosos petiscos. Uma natureza que parece feita somente pra gente relaxar…