logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba: mais que sol e mar

27 de outubro de 2016

A PBTur acertou em cheio com o novo slogan: Paraíba mais que sol e mar. E nesse novo post nossa dica de viagem é a cidade de Cabaceiras, no cariri paraibano. É outra estória: no clima semi-árido, com temperaturas de cerca de 30 graus, quase sem chuva. Muito se ouve falar da cidade, mas poucos se programam para um final de semana ou mesmo um bate e volta para um dos lugares mais exóticos do Estado. Vale demais. Fica há apenas 180 km de João Pessoa por estradas boas. Logo na chegada um enorme letreiro no estilo hollywoodiano avisa: Roliúde Nordestina, invenção genial do jornalista Wills Leal. É que o cenário natural já levou para lá mais de trinta filmes, entre os famosos Auto da Compadecida, Romance e Cinema, Aspirina e Urubus.

Cabaceiras oferece ao visitante uma experiência singular, e com uma boa infraestrutura. A cidade, extremamente simples e limpa, expõe suas casinhas coloridas que mais parecem um desenho infantil. Mas não se engane: a população se orgulha de sua cultura e lá há muito o que se ver. Destaque para o Museu Cinematográfico, que conta a história dos filmes, bastidores …Como é bom estar na padaria do Auto, na Igreja das cenas mais lindas! Há guias muito bem preparados para acompanhar o turista nessa “viagem”.

No final de maio Cabaceiras promove a Festa do Bode Rei, uma das mais criativas da Paraíba, onde o bode é a celebridade, com a eleição do novo “rei”, desfile da comitiva real, escolha do mais bonito, a cabra leiteira e tem até casamento. Tudo ao som do forró e da gastronomia bodística. O artesanato de couro de bode inclui bolsas e sandálias estilosas.

Se quiser hospedagem, a melhor é o Hotel Fazenda Pai Mateus, que inclui refeições na estadia. A dica é procurar no site peixe urbano os melhores preços – há sempre oferta. No balcão o preço é bem maior. Há ainda muito o que ver. As pedras sobrepostas que formam a Saca de lã, e o famoso Lajedo de Pai Mateus, local onde este ermitão morava. No caminho, feito a pé, observa-se a vegetação típica com cactos como xique-xique, coroa de frade, palma, umbuzeiro. E as gigantescas pedras unidas a um por do sol divino faz a viagem perfeita para ter um final feliz.