logo paraiba total
logo paraiba total

Engenhos abertos à visitação: Goiamunduba, em Bananeiras

16 de junho de 2015

Um dos engenhos mais antigos em pleno funcionamento e que merece, e muito, uma visita, é o Goiamunduba, no belo município de Bananeiras, no brejo paraibano, região propícia ao cultivo da cana-de-açúcar e famoso pela produção de cachaça. Lá é produzida, desde o início, em 1854, a tradicional cachaça Rainha, que possui renome no Brasil e no exterior, e só abriu suas portas para os visitantes há cerca de um ano, na atual administração. Era um engenho fechado o que despertava muita curiosidade de todos, já que produzia uma das melhores cachaças do Estado.

O Engenho oferece visitas guiadas e um especialista em produção de cachaça mostra aos visitantes os equipamentos históricos, como as dornas de madeira e todo o processo de produção da bebida genuinamente brasileira, cuja cana é selecionada, cortada ainda crua, fermentada sem aditivos químicos e destilada em chaleiras de cobre. Depois da visita guiada aos equipamentos históricos e já conhecedor do processo do fabrico da cachaça Rainha, o visitante pode encontrar, na charmosa bodega, diversos tipos de souvenirs para levar, incluindo garrafas de porcelana, mais sofisticadas, para presentear com autenticidade e bom gosto.

O Engenho Goiamunduba recebe grupos grandes de turistas, principalmente do Rio Grande do Norte, e foi fundado por Deocléciano Bezerra Cavalcanti, tendo atualmente como seu produtor Adriano Bezerra, que mantem a tradição da família, produzindo uma cachaça encorpada, apenas no tipo branca, usando o sistema artesanal com técnicas 100% naturais, com cana própria, e que fica armazenada exclusivamente em  pipas de freijó.  

Uma curiosidade no Engenho: muitos dos atuais funcionários descendem de antigos colaboradores, dando um clima familiar e de respeito a todos que lá trabalham. São netos e bisnetos de antigos funcionários, que chegam para trabalhar pedindo a “A benção” aos mais velhos.

Outro orgulho do Engenho é não usar nenhum tipo de pesticida mostrando que a  preocupação com o meio ambiente é uma constante.  Apensar da fama da cachaça Rainha, conhecida em todo o Brasil,  a sua produção é considerada pequena: cerca de 100 mil litros por ano e a Rainha,  pura e mais forte do que as demais, conquistou adeptos no Brasil e no exterior. Em 1987, o Jornal do Brasil escolheu a cachaça Rainha como a terceira melhor do Brasil. 

Para agendamento de visitas ligue (83) 99918-5374

Até a próxima!