logo paraiba total
logo paraiba total

Caminhos do Frio: a união do brejo pela Paraíba!

16 de junho de 2016

A rota cultural Caminhos do Frio é um dos mais importantes projetos de desenvolvimento de uma região. Depois dele, com a chegada dos visitantes para conhecer os lindos recantos naturais do brejo, a região ganhou grande desenvolvimento, tanto no campo econômico – criação de condomínios, hotéis e restaurantes, quanto cultural, com a revitalização da produção de artesanato, artes e gastronomia.

Foi lançada, no auditório da PBTur, a programação do projeto Caminhos do Frio – Rota Cultural, que este ano reúne nove municípios da região do brejo paraibano: Areia, Bananeiras, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Pilões, Solânea, Serraria, e, estreando na programação, os municípios de Remígio e Matinhas. O evento vai acontecer de 4 julho a 4 de setembro, ou seja, são dois meses para escolher um dos municípios e ir conhecer mais a fundo a Paraíba. 

No lançamento, o prefeito de Bananeiras, município fundador do projeto, Douglas Medeiros, ressaltou que “ o projeto Caminhos do Frio unificou uma região e merece todo nosso esforço para dar o exemplo”. Já o prefeito de Remígio, Melchior Batista, destacou que é o evento que dá maior visibilidade aos municípios: “Mostra outra Paraíba, a das serras e do frio”.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, os Caminhos do Frio “ leva o turista de qualidade e envolve a comunidade, elevando a nossa auto estima”.

A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, destacou que os municípios pertencentes ao projeto receberam capacitação na área gastronômica. A expectativa é de um incremento de 30% na geração de empregos Nova).

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergirson Silvestre, destacou: “Hoje, a Rota Cultural Caminhos do Frio  é o principal produto turístico da região e por isso foi importante a parceria entre todos os gestores envolvidos”.

A programação é extensa: começa por Areia, de 04 a 10 de julho, com exposição de Clóvis Jr e Tito Lobo, oficinas de coquetel de cachaça, visitas a engenhos, passeio de barco na barragem e show de Mira Maya e noite de blues com Mood Hard Blues. A programação de cada uma das cidades pode ser acessada pelo portal www.caminhosdofrio.com.