logo paraiba total
logo paraiba total

Gabriela Otto diz que mercado hoteleiro deve se preparar para o futuro e criar valor: “hospedagem vende memória”

3 de maio de 2018

O Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil (Fórum E.I.T.A), que está acontecendo em João Pessoa, até dia 4 de maio, mesmo na sua primeira edição, já mostrou a que veio. A palestra de abertura, proferida pela renomada Gabriela Otto, contribuiu para abrir os olhos dos hoteleiros. Sem meias palavras, Gabriela, que é considerada principal palestrante sobre turismo de luxo do país, falou sobre Estratégias para a Hotelaria, com o tema, Revenue Management, que significa gerenciamento de receita através da precificação, oferta e demanda. Mesmo sem aprofundar o tema, que será ministrado num curso exclusivo para hoteleiros, a palestrante, que é também criadora dos cursos “Gestão e Estratégias do Turismo de Luxo”, “Excelência em Serviços para Turismo e Hotelaria” deixou mensagens claras para um mercado preocupado com serviços online de hospedagem própria.

Ela ressaltou que o mundo mudou e o mercado também. Apesar dos desafios, a especialista acredita que há lugar para todos. “O hoteleiro tem que ser empreendedor e criar valor, pois a hospedagem vende memória”. Ela ressaltou a importância de duas áreas na hotelaria: a recepção e reservas, e fez críticas a alguns empreendimentos que reclamam da concorrência, mas não tem um setor de reservas funcionando 24 horas. Depois da palestra foi formada uma mesa de debates com as presenças da presidente da ABIH PB, Manuelina Hardman, do superintendente do BNB, Wesley Maciel, da presidente PBTur, Ruth Avelino e do secretário Executivo do Turismo PB, Ivan Burity.

O Fórum Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil é uma realização do O Concierge, com correalização do Sebrae Paraíba e patrocínio do Banco do Nordeste, apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa por meio da Secretaria de Turismo, do Hardman Hotel, do Hotel Manaíra, da Rádio CBN, da Web3 Sites e da Empresa Paraibana de Turismo ( PBTur).  Conta também com o apoio da Associação Brasileira de da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH PB), do Festival JPA e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Seccional Paraíba (Abrajet PB).

Temas de grande importância foram selecionados para a exposição com seus especialistas pela equipe do E.I.T.A, entre eles o painel sobre Estratégias para Qualificação de Serviços Turísticos e a palestra “A excelência no atendimento e a geração de experiência” com  Clezio Amorim, autor do livro “55 maneiras de encantar o seu cliente”. A tecnologia também está fazendo parte do fórum com o painel Estratégias em Tecnologia para o Turismo, com apresentação da Web3 Sites “Soluções inovadoras”, com Everton Barros e palestra “Transformação Digital no Turismo” com Germana Magalhães. Nesta quinta e sexta, 3 e 4, a programação é exclusiva para hoteleiros inscritos. Parabéns para as idealizadoras do E.I.T.A, Alessandra Lontra e Ana Célia Macedo.