logo paraiba total
logo paraiba total

A hora certa do voo internacional: a Paraíba recebe os argentinos

15 de junho de 2017

Há muito tempo que cidades como Natal e Fortaleza recebem voos internacionais e existia uma cobrança, neste sentido, em relação a João Pessoa. Promessas foram muitas, mas a coisa não é tão simples como se imagina. Lotar a cidade de estrangeiros em voos charters, nunca teria sido uma boa ideia: não tínhamos sequer estrutura hoteleira, e os voos fretados nem sempre atraem os turistas que queremos. O governador Ricardo Coutinho foi, nesta quarta-feira, 14, para o lançamento, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, do primeiro voo regular da Gol Buenos Aires – João Pessoa, uma vez por semana, a partir do dia 1º de julho. 

Mas para concretizar essa iniciativa, muito trabalho teve que ser feito, a começar pelas negociações que se iniciaram no ano passado: o resultado para conseguir tal feito veio da contrapartida do Estado para a empresa aérea Gol, que recebeu, para o combustível da aviação, redução para 6% da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, o ICMS. Mas era preciso muito mais. Os operadores de turismo e as agências de viagens precisavam conhecer a Paraíba, saber o que oferecer para os seus clientes. A PBtur intensificou as capacitações de operadoras: um grupo da Empresa de Turismo do Estado, capitaneado pela presidente, Ruth Avelino, foi antes para Buenos Aires e fica até depois do lançamento, capacitando as maiores operadoras argentinas: Tourmed, Ola, Consult House, Juan Toseli, All Mundo, Top Dest, Almondo, trabalhando durante uma semana, todos os dias. Foram mais de 400 agentes de viagens treinados no destino Paraíba.

Em Buenos Aires estiveram presentes, também trabalhando na divulgação, os representantes da Rede Nord com oito hotéis, Rede Litoral com dois hotéis, Hotel Hardmann, Hotel Tambaú, Hotel Manaíra, Netuanah, Verde Green, além da Luck Receptivo e uma comitiva da prefeitura do Conde. A Fecomercio garantiu a participação do Grupo Folclórico do Sesc com a atração cultural do Xaxado, durante a solenidade.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio França, o diretor de Inteligência Turística da Embratur, Gilson Lira,  o diretor da Gol Linhas Inteligentes, Brener Matos, autoridades de turismo da Argentina e a imprensa local. O governador Ricardo Coutinho destacou, no seu discurso, que a Paraíba está pronta para ser um destino internacional, falou sobre nossas belezas naturais e culturais e convidou a todos para virem sem medo, pois temos tudo para agradar os argentinos.