logo paraiba total
logo paraiba total

Verão não é só mar: a Prainha é um paraíso

17 de janeiro de 2017

Conhecemos pouco nossos rios, apesar da nossa história nos deixar tão próximas deles. Foi pelo rio que a conquista da Paraíba aconteceu, e em suas margens que a cidade de João Pessoa despontou. Mas, mesmo depois de tantos séculos, parece que os navegantes de outrora conheciam bem mais sobre as águas doces do que nós, hoje. João Pessoa é sinuosamente envolvida por diversos rios grandes que deixam nosso lugar ainda mais rico, diverso e excepcionalmente bonito.

Com tantos recantos navegáveis através dos rios, um verão não poderia existir sem uma espiada nessa paisagem diferente, que traz cor pastel, novas visões, recantos de mangue, vegetação com identidade. Um passeio de barco pelo rio Paraíba muda as cores e os sentimentos. Não tem aquele fervor da cor do mar: instiga uma tranquilidade e uma paz de paisagem de tela. E nesse clima, nada melhor do que encontrar um lugar para fazer paragem no mesmo estilo. O Bar do Marujo.

Uma pequena faixa à beira do rio, que todos chamam de Prainha, é um verdadeiro paraíso. Conhecida por ofertar banho e sombra das árvores, o lugar é frequentado desde os anos 1980, quando trailers e grupos estacionavam levando seus comes e bebes. Há cerca de 12 anos existe o Bar e Restaurante do Marujo, ponto de parada de barcos e jet skis. Sem som ambiente, o que, particularmente eu adorei, a paz reina ao som da natureza belíssima. 

O Bar do Marujo serve as delícias de frutos do mar feitas na hora, com uma cozinha simples e deliciosa, entre moquecas de peixe, camarão, lagostas e, entre os pratos mais pedidos, o camarão na brasa. A caipirinha também é uma delícia, o que poucos sabem fazer tão bem. Um relaxante banho de chuveiro depois do banho de rio completa o prazer antes das iguarias.  A Prainha fica em Lucena. Embora chegar de barco seja uma experiência sensorial mais interessante, dá prá ir de carro, pegando a balsa em Cabedelo.