logo paraiba total
logo paraiba total

Outono tem sol aqui, então, desfrute o Conde!

28 de março de 2017

Poucas são as cidades onde as praias praticamente desertas estão a menos de meia hora de carro. Muitas vezes viajamos tão longe e não percebemos que, pertinho da gente, encontramos verdadeiros paraísos tropicais. É o que sinto todas as vezes que vou às praias do Conde. Antiga aldeia potiguara de Jococa, o Conde foi, segundo o historiador Horácio de Almeida, caminho dos colonizadores. Num livro de 1636, o governador da Paraíba holandesa, Elias Herkmans, explica a origem do nome Jacoca, que significa abraça-me. Depois seguiram-se os nomes de Mauricéia, em homenagem ao Conde Maurício de Nassau, e por fim, Conde, que seria também em homenagem a ele. Entretanto há registros de alguns historiadores que o nome Conde foi devido a fruta do Conde, a pinha, ser abundante na região.

As praias mais bonitas da Paraíba estão no Conde. A rusticidade da Barra de Gramame, por exemplo,  é uma qualidade pitoresca do lugar que une o rio Gramame e o mar numa verdadeira aldeia de pescadores. Bares de cobertura de palha chamam a atenção, e em todos estão os deliciosos pratos de frutos de mar e o famoso caranguejo. Sem dúvida, é um lugar difícil de esquecer e ideal para passar o dia, no clima de aconchego. No bar do Mexicano eles servem você na beira do rio.

Pertinho dali, a praia de Tabatinga é outro deleite. Escolhida como local de veraneio de artistas e cineastas, tem uma tranquilidade própria em uma praia ideal para uma caminhada tranquila para observar a sua rica natureza, com matas e falésias. A praia é área de proteção ambiental. Destaque para o Tabatinga Arte Bar, montado debaixo dos coqueiros, com sombra e redes para o descanso. Absolutamente incrível! 

Talvez a segunda mais famosa das praias do Conde, Coqueirinho só perde em fama para Tambaba, nossa praia de naturismo. Dividida, para a esquerda oferecendo uma baia com mar tranquilo, e para a direita, mar aberto, a praia de Coqueirinho tem muitos visitantes nos finais de semana. Destaque para os restaurantes na beira mar: para quem valoriza a simplicidade com um cardápio delicioso. Com móveis de cipó e uma peixada dos Deuses, a dica é o Marlin Restaurante.

O município tem história, tem turismo e muito potencial de agricultura em suas terras. Cresceu desordenadamente, mas tem muito o que oferecer.