logo paraiba total
logo paraiba total

Festival Gastronômico de Cabedelo, na Fortaleza de Santa Catarina

13 de novembro de 2017

Na quarta-feira, 9, aconteceu o lançamento do  Festival Gastronômico Fortaleza dos Sabores, que vai acontecer nos dias 17, 18 e 19,  próximas sexta, sábado e domingo, com toda uma grande estrutura montada na Fortaleza de Santa  Catarina, em Cabedelo. Nota dez para a definição do lugar, valorizando o nosso patrimônio histórico. Vão participar 14 restaurantes, além de empresas do segmento turístico, e expositores, entre eles O Boticário. O evento será uma oportunidade para divulgação dos roteiros gastronômicos da região e promoção para as empresas participantes. 

Na abertura, foram apresentados alguns petiscos feitos por alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau. Segundo a secretária de Turismo de Cabedelo, Camille Queiroz,  a ideia é valorizar o patrimônio histórico, com a utilização da Fortaleza, a culinária local e o turismo. “A expectativa é muito boa, já que estaremos com grande fluxo de turistas e teremos ainda muitas apresentações culturais nesse grande patrimônio que é a Fortaleza. São cerca de 50 parceiros envolvidos”.

A Secretaria de Turismo de Cabedelo teve como principal parceiro o Sebrae PB, que cedeu toda a estrutura para a montagem do evento e deu capacitação aos empresários do ramo gastronômico. Durante o Festival Fortaleza dos Sabores haverá exposição de artesanato local, e estandes da Renault, Kawasaki e O Boticário. O Festival tem o apoio da Empresa Paraibana de Turismo, PBtur, da Associação dos Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel); do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), e Faculdade Uninassau de João Pessoa.

A entrada para o Festival Gastronômico Fortaleza dos Sabores será R$2 (dois reais) e crianças menores de seis anos não pagam. Os restaurantes que vão participar irão vender os pratos por R$15 Durante o evento acontecerão aulas shows em diversos segmentos da gastronomia. O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), vai ministrar curso de reaproveitamento de alimentos e a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), promoverá aulas-shows ministradas por dois chefes. O coordenador do Festival, André Luiz de Souza destacou que a programação está bastante atrativa e é uma excelente oportunidade de conhecer ou rever a Fortaleza. “ Além da gastronomia e dos expositores,  as  atrações musicais também vão proporcionar uma experiência muito agradável aos visitantes”. 

O Festival Gastronômico de Cabedelo Fortaleza dos Sabores pretende entrar no calendário anual de eventos. A programação cultural ainda não está completa. Na sexta-feira, 17, haverá um desfile de moda da grife de crochê Ondinas, apresentação do Balé Municipal, Grupo Talismã, e Adriano Taurino. No sábado, 18, Grupo Talismã, Michel Charles Jazz. No domingo, 19, ultimo dia do evento, o renomado Jurandir do Sax se apresenta, seguido da Banda Charles, Talismã e outras atrações.