logo paraiba total
logo paraiba total

The House Mall: um exemplo a ser seguido

16 de fevereiro de 2017

A cidade de João Pessoa possui inúmeros prédios tombados, e o maior desafio é preservá-los, afinal, para isso foram protegidos. São construções consideradas importantes e que devem ser preservadas, na sua arquitetura, para as próximas gerações. O maior desafio, entretanto, é que elas tenham uma utilidade sem alterar sua estrutura, e que não permaneçam fechadas sob a cruel ação do tempo. A mansão modernista que pertenceu ao empresário Cassiano Ribeiro, projetada pelo renomado arquiteto Acácio Gil Bolsoi e com paisagismo de ninguém menos que Burle Marx é tombada pelo patrimônio histórico da Paraíba. 

De propriedade de Aldenor Mendes, abriu suas portas para abrigar o evento Casa Cor Paraíba. A casa, que estava fechada, ganhou movimento de pessoas e visibilidade. “Com o fim do evento, o clima não podia acabar”, afirmou a empresária Karla Maia, herdeira, que está à frente da novidade. Com vários parceiros, a mansão será transformada num complexo de arte, cultura, gastronomia e salas corporativas, dentro de um padrão único sob responsabilidade da arquiteta Milena Nóbrega.

O empresário Aldenor Mendes disse que não encontrou dificuldades no processo de obras para a reutilização da casa junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba. “Tive a colaboração em tudo”. A diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo, destacou a importância do uso das casas históricas de João Pessoa “O patrimônio não pode ser descaracterizado, mas isso não significa que precisa ser intocada. Estou muito feliz com esse exemplo”. A The House Mall vai abrigar cerca de dez negócios, entre restaurantes, inclusive o badalado The W, quiosques, salas, e eventos culturais.

No pavimento 1 e 2 irão funcionar os restaurantes. No pavimento 3 os escritórios, respeitando os elementos originais da arquitetura da casa. A The House deverá ser aberta ao público ainda este ano, e já há um projeto de construção no terreno de trás, seguindo a mesma finalidade. A The House Mall está localizada na avenida Epitácio Pessoa, 1090. Os interessados podem agendar uma visita para a apresentação do projeto pelo telefone: 83 99143-2123. Uma iniciativa corajosa, ousada e inovadora, que veio mostrar que casas tombadas podem ser utilizadas para diversos fins, desde que se tenha cultura suficiente para entender que não se pode alterar a arquitetura histórica mas utilizá-la como trunfo de orgulho e amor pela nossa cidade.