Linguagem

Turismo Ver mais

Equipamentos, produtos e roteiros

História e natureza: vamos ao São Francisco!

Não é uma viagem rápida, mesmo estando aqui no Nordeste, mas vale cada minuto. A gente só tem a real noção do significado do Rio São

Foto: rosa aguiar
Francisco quando estamos navegando nele. A grandiosidade e o respeito de seus ribeirinhos impressiona. Os famosos canions do São Francisco podem ser visitados tendo como base as cidades de Canindé (Sergipe) ou Piranhas (Alagoas). Escolhi Piranhas por ser uma cidade pequena e histórica. De João Pessoa até lá são cerca de 600 quilômetros, umas sete horas de carro.


Foi a Polícia de Piranhas que matou Lampião e seu bando. O lugar é cercado de histórias sobre o cangaço e tem o Museu do Cangaço, com fotos verídicas e objetos que pertenceram a Virgulino. Super interessante. Há muitos hotéis, entre eles, a Pedra do Sino, num morro, considerado excelente, mas se a opção for deixar o carro parado e dar umas andadas, sugiro a Pousada do Imperador, mais simples, porém muito bem localizada. De lá dá pra bater todo o centro histórico e ir à noite curtir a Cachaçaria Altemar Dutra, que atrai turistas de todos os lugares, com xaxado e tudo.

Foto: rosa aguiar

Nos hotéis e em vários pontos da cidade, que fica na beira do São Francisco, existem trailers que vendem os pacotes com inúmeros passeios. Custam em média de R$90 a R$200, e vão dos passeios de catamarãs com parada para banhos deliciosos, até circuitos em lanchas, a famosa Rota do Cangaço com almoço incluído, visitando a casa do coiteiro que denunciou a presença de Lampião, até a Grota de Angicos, exatamente o local onde os cangaceiros estavam acampados quando foram mortos pela volante.

Foto: rosa aguiar

Um passeio fantástico que vale tudo. A cidade de Piranhas possui um belo casario e é tombada pelo Patrimônio Nacional. Lá foram filmados os famosos Bye, Bye, Brasil (1979), de Cacá Diegues, e Baile Perfumado (1997), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. Um verdadeiro cenário nordestino bem preservado e cheio de história e belezas naturais. Inesquecível. Se você não conhece, programe-se. 


Autoria
  • Email

Rosa Aguiar

Rosa Aguiar

Rosa Aguiar é jornalista, especialista em Redação Jornalística, mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB e ex-secretária da Associação dos Jornalistas de Turismo (Abrajet) . Não vive sem viajar e escreve sobre turismo há mais de dez anos, defendendo os valores paraibanos, nossas belezas e potencial