logo paraiba total
logo paraiba total

Mantendo a boa saúde

14 de julho de 2020

Ter saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de enfermidades. Ou seja, não basta eliminar ou prevenir doenças, sejam elas preexistentes ou não. Também é salutar estabelecer uma boa relação com as pessoas ao seu redor, ter uma rotina leve, equilíbrio emocional e socioeconômico.

É muito importante a prevenção e controle dos fatores de risco que levam nosso corpo a adoecer. As principais recomendações são:

  1. Fazer exercícios físicos regularmente, melhorando o condicionamento físico e cardiovascular.
  2. Alimentação saudável com ingestão de nutrientes em quantidades equilibradas de proteínas, carboidratos e lipídeos, evitando excessos, principalmente no consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura.
  3. Manter o corpo bem hidratado, sendo recomendado beber 2 litros de água por dia.
  4. Evite o excesso de bebidas alcoólicas.
  5. Controle o peso para evitar obesidade, condição que cronicamente leva à inflamação do corpo e aumenta o risco de muitas outras doenças, podendo levar à síndrome metabólica (aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia).
  6. Dormir cerca de 8 horas por dia promove o relaxamento e restauração do vigor físico e mental. 
  7. Evite o estresse, discussões, intrigas, desentendimentos.
  8. Procure manter o bom humor, ter amigos e realize atividades prazerosas.
  9. Faça seu check-up preventivo regularmente, avaliação cardiológica, ginecológica, urológica.
  10. Se tiver doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias (gorduras elevadas no sangue), deverá fazer consultas médicas regulares para o adequado controle dessas situações.
  11. Por fim, cuide de sua vida espiritual. Trabalhos científicos comprovam que as pessoas têm melhor qualidade de vida e superam melhor as situações de adversidades quando têm fortalecida a sua espiritualidade.

Com a nova pandemia de coronavírus, muitas dessas recomendações ficam dificultadas pela necessidade de isolamento social físico, porém se esforce para procurar alternativas como fazer exercícios em casa, manter as relações com familiares e amigos por meio digital.

E não se esqueça: cuide da sua saúde, faça a prevenção do contágio, fique em casa e siga as recomendações das autoridades sanitárias. Lave bem suas mãos, não toque no seu próprio rosto ou na sua máscara com as mãos sem a devida higienização. Cada um fazendo a sua parte, superaremos essa situação com maior brevidade. Saúde!

Almir Nóbrega da Silva Filho, Cardiologista – CRM-PB: 4728