logo paraiba total
logo paraiba total

Pandemia e saúde mental

11 de agosto de 2020

A Pandemia da Covid -19  está produzindo diversas repercussões. Muitos sãos os pensamentos e  aflições  sobre esta doença que atinge toda a humanidade, levando ao adoecimento mental . O distanciamento social e  a quarentena por período indeterminado , tem trazido incertezas  no campo pessoal , acarretando implicações negativas nas pessoas.

O  isolamento social  em  grande parte das  pessoas produz   patologias mentais tais como: Transtorno Depressivo Maior, exacerbação de sintomas psicóticos, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Estresse Pós –Traumático. É relevante  pensar ainda numa população muito vulnerável de  idosos, que estão vivendo sem a participação de filhos e netos,  sendo  muitas vezes  a cereja que alimenta e embeleza suas famílias.

Estamos todos paralisados, num período de quarentena sem um tempo ainda não definido para voltarmos  às  nossas atividades cotidianas . O que podemos fazer para minimizar tanta ansiedade?

  • 1) Não permanecer por muito tempo assistindo  noticiários sobre a Covid -19,   com notícias  seqüenciadas de perdas,  haja vista as mesmas não alimentarem de forma positiva  nossos pensamentos e emoções.
  • 2) Procurar realizar uma atividade  prazerosa  em seu ambiente domiciliar : Artesanato, leitura, atividade física, dança ,  assistir um bom filme ou série com  familiares.
  • 3) Fazer “lives” engraçadas com incentivo positivo  para  familiares à distância.
  • 4) Ter um noite de sono padronizada, procurando  fazer uma dieta leve , não tomar café a noite, não levar  o celular para  a cama , ou discutir problemas antes de dormir.

O isolamento social não é sinônimo de não comunicação, pois  pode- se conversar com seus familiares, fazer das refeições um momento agradável, demonstrar  carinho num sorriso , estando sempre  em sintonia  com sua  arquitetura familiar.

A Covid -19 não deve destruir a humanidade  por que somos seres guerreiros e dispostos sempre a ultrapassar limites , colocando sempre os ensinamentos de vários mestres espirituais,  que tão bem  representaram a humanidade.

Diante desta situação, caso as pessoas não se sintam bem, é imprescindível a procura  de um  profissional de saúde . Um atendimento profissional  com psiquiatra e um   acompanhamento psicoterapêutico poderão ajudar a superar este período tão difícil para todos.

Rivando Rodrigues de Sousa Oliveira; CRM-PB: 3740; Psiquiatra