logo paraiba total
logo paraiba total

Como planejar sua próxima viagem: dicas de uma viajante durante a pandemia

27 de agosto de 2020

Olá viajante, a coluna Wanderlust Aí Vamos Nós está de volta e traz esta semana dicas para planejar sua próxima viagem, mesmo que ainda durante a pandemia.

Como você ficou sabendo através da coluna, a maioria dos destinos turísticos do Brasil já voltou ao trabalho, ou a partir da próxima terça-feira vão reabrir as portas como alguns museus, resorts e outras atrações. Então, a primeira dica seria essa: procure saber se o local que você deseja visitar reabriu para turismo.

Uma dica bônus relacionada a dica anterior: verifique se o destino está em baixa, assim tudo ficará mais barato, desde hospedagem, alimentação, transporte etc.

A segunda dica para se ter em conta na hora de planejar sua próxima viagem é: busque experiências e não necessariamente conhecer muitos lugares. A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós também adiantou que o turismo será vip, não necessariamente no luxo, mas na exclusividade. Devido às restrições de ocupação, distanciamento social e higienização, a capacidade de receber está limitada a um número bem abaixo da lotação dos lugares, então eles devem privilegiar um tratamento mais especial aos aventureiros que voltarem às viagens. Assim, tente focar nas experiências que o lugar que você escolheu tem a oferecer. Por exemplo: Em João Pessoa e cidades vizinhas visite de bugue o Litoral Sul e Norte, curta as piscinas naturais do Seixas ou Picãozinho, uma comida local bem caprichada, se delicie com os produtos regionais, se der visite o brejo ou outra região com rica cultura.

Terceira dica: fuja de destinos badalados, procure as experiências em lugares inusitados e poucos explorados, seja um desbravador. Essa dica é boa por várias razões: você pode economizar, virar referências para os amigos divulgando um local desconhecido e ainda trazer histórias de vivências extraordinárias. Além de ter a certeza que não vai ter um mundo de gente visitando aquele lugar, evitando aglomerações. O Jalapão já foi um destino pouco procurado pelos turistas e atualmente está em crescimento.

Quarta dica: simplicidade e minimalismo na hora de escolher como vai fazer a viagem. Isso não quer dizer que você vai abrir mão de conforto. Existem opções de campismo no Brasil, e em lugares incríveis diga se de passagem. Aqui na Paraíba, no Lajedo do Marinho você pode ter a experiência de curtir uma trilha e dormir no lajedo, em barracas, curtir uma fogueira, boa conversa, vinho e música. Além disso conhece as Crocheteiras do Marinho que faz um belo trabalho de artesanato. 

Quinta dica para sua próxima viagem: planejar inclui verificar todas as possibilidades. A escolha do destino pode ser baseada em custos e forma de pagamento, como está a pandemia naquela localidade, o que aquele lugar tem a me oferecer na gastronomia, artesanato, cultura, paisagem, hospedagem e experiências atreladas. É imprescindível cogitar tudo e numa planilha colocar tudo em discussão para definir qual lugar será o escolhido.

Dica bônus: divirta-se sempre. Se você não se sente à vontade em viajar, por mais vontade que tenha não vá. Faça o que couber no bolso com a aprovação do coração e da razão. Sei que a necessidade de viajar é até maior que nossa disponibilidade de tempo e financeira, mas é preciso pesar tudo e se for para se divertir, com responsabilidade vá.

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós desta semana fica por aqui. Espero ter ajudado você viajante com essas dicas. Deixe seu comentário aqui ou no nosso perfil do instagram @wanderlustaivamosnos.