logo paraiba total
logo paraiba total

Novo turismo vip de experiência, será o fim do turismo de massa?

2 de julho de 2020

O turismo tem se reinventado em todas as suas cadeias de produção e isso é uma tendência que seguirá em mutação pelos próximos anos devido a paralisação desta área da economia no primeiro semestre de 2020. Antes, o setor estava em alta e dando lucro.

Até 2020, a forma de turistar, em algumas cidades como Barcelona, Madrid, Lisboa, Veneza e Roma, incomodava seus moradores. O turismo de massa fez aumentar os valores dos restaurantes, comida e aluguéis. Os residentes tinham dificuldade de encontrar um imóvel para morar já que a procura dos viajantes por aluguel de curta temporada era muito alta e era preferível alugar por um preço mais alto por dias do que por mês durante um ano, para alguém residir . O aumento da produção de lixo e o acréscimo da violência também eram queixas relatadas por causa da procura massiva por um destino turístico.

Agora tudo mudou. Há muitos espaços vazios e os valores estão caindo. Museus, restaurantes e pontos turísticos com poucas pessoas, e muitos se perguntam o que fazer? A busca pela resposta trouxe a tona várias alternativas, uma delas é o estímulo do turismo cá dentro, dando uma cara nova para os lugares que passamos sempre, pertinho de nós. E essa transformação de pensamento não é assim tão recente. Na Paraíba, o Sebrae através de vários agentes têm trabalhado há anos com os empreendedores das cidades para incentivar e despertar neles o empreendedorismo voltado para o turismo de experiência.

A gestora de turismo e economia criativa do Sebrae- PB, Regina Amorim tem trabalhado há mais de 10 anos estimulando o turismo de experiência no Estado e até lançou um livro: “Paraíba: 35 dias de vivências e experiências”, onde apresenta roteiros inovadores baseado neste conceito em diversas regiões do Estado.

Neste momento o turismo de experiência é a onda que deve atrair os viajantes de todo o mundo para desbravar as cidades, mas ele não é possível no turismo de massa. Turistar será mais exclusivo, mas não significa luxuoso, não precisa ser caro para ser vip. Venha comigo que eu explico.

O turismo de experiência é mais simples, cuidadoso e atencioso. Tudo é voltado para você, sua vivência, seja um quarto caprichado com mimos, como uma carta escrita à mão com seu nome. Um perfume especial no ambiente. Um café da manhã servido numa cesta com os produtos que você escolheu na noite anterior. É sair para ver um pôr do sol naquela montanha ao som de um músico e um lanche com comidas típicas. É visitar crocheteiras e conhecer suas histórias através das linhas e dos produtos tão belamente expostos numa praça. Um piquenique numa plantação de uvas, uma prova de vinhos harmonizando com queijos e embutidos produzidos na região. É a ida a um museu com um guia explicando cada obra. É um passeio pelas ruas da sua cidade fazendo uma releitura de várias fases da história vividas naquele local. Isso é vip ou não é? É inesquecível e vale cada minuto vivido. Ele agrega várias camadas produtivas e deixa a sensação para o turista de ter vivido aquele lugar e não apenas visitado. São momentos e não apenas fotos nas redes sociais, estas seguem sendo importantes para registrar cada instante de uma viagem inesquecível.

Governantes, empresários, empreendedores de todas as áreas ligadas ao turismo fica aqui o meu desejo: vamos começar a pensar mais seriamente no turismo de experiência como algo possível no mundo durante e pós-pandemia. O presente e o futuro da área depende de vocês executarem essa ideia e nos oferecer o que vocês têm de melhor para estimular o setor e erguer a economia. O êxito nesta missão depende de todos nós.

Seja o turismo cá dentro ou indo um pouco e cada vez mais longe, a viagem com vivência através das experiências locais, veio para ficar e deve se desenvolver com o passar dos anos. Não vamos ter apenas fotos, mas muitas histórias para contar de nossas viagens vip- exclusivas, onde o cuidado com cada cliente, a personalização de cada roteiro vale mais do que o turismo de massa, tão estimulado antes disso tudo atingir nosso planeta.

Vamos viver cada vez mais o turismo de experiência e estimular a todos os envolvidos a seguirem essa tendência que só tem a nos dar o melhor de cada lugar. Mas, por enquanto #fiqueemcasa #vaificartudobem.

Na semana que vem vou trazer para vocês o relato de algumas viagens que fizemos com a valorização do turismo de experiência na Paraíba e que em breve, quando for seguro, precisam ser visitados e valorizados. Aguardem! Deixe seu comentário e sugestão aqui na coluna e nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Amanhecer no Lajedo do Marinho- camping rural do lajedo do marinho – boqueirão – Paraíba- Turismo de experiência 

Visita a praça para conhecer o grupo de Crocheteiras do Lajedo do Marinho e seus belos produtos.