logo paraiba total
logo paraiba total

Wanderlust Aí Vamos Nós traz dicas sobre a Espanha, meu próximo destino!

27 de outubro de 2020

Olá viajante! Como está sua vontade de viajar? A minha está enorme! Um misto de saudade e desejo gigantesco!

Sei que muitos, ao redor do mundo, voltaram a viajar, mas quem foi picado pelo espírito wanderlust nunca se cansa e o planejamento para o próximo destino já está sendo estudado não é mesmo? então, conforme prometido na semana anterior venho trazer para você uma lista de dicas do local escolhido para minha futura viagem, ainda sem data, por motivos de pandemia, a Espanha.

Conforme você viajante já sabe, porque nos acompanha a alguns meses, estou morando no Centro de Portugal, na cidade de Viseu a 1 hora da Espanha. Então nada mais perto do que ir até lá quando for possível. O estado escolhido será Salamanca, primeiro do país, mais próximo de nós. Salamanca pertence a região de Castela e Leão e é também o nome de uma das cidades mais famosa do país.

Formos pela primeira vez em 2019 e foi encantador porque o clima estava ótimo em plena primavera no mês de maio. Uma noite estrelada e dia de céu azul. Saímos de Viseu de ônibus pagando menos de 10 euros e chegamos no final da tarde que ainda estava muito claro, já que nesta época do ano a noite só chega por volta das 21 horas.

Nossa hospedagem era na Plaza Mayor e próxima da estação rodoviária. Formos a pé arrastando nossa pouca bagagem, o primeiro segredo de viajar com tranquilidade.

Mas você deve estar se perguntando: ok vocês já conhecem a cidade e vão lá novamente? a resposta é SIM! e o motivo é que 36 horas foi muito pouco para desbravar todo o potencial de um local milenar, palco de muitas histórias e curiosidades, monumentos e pontos turísticos. E não recomendo viagens curtas a lugares assim, mas fizemos na época o possível para ficar com gostinho de quero mais. E vou deixar para você viajante as dicas deste destino encantador que tem que estar na sua lista ao visitar Madrid, capital espanhola e próxima 215 km de Salamanca.

Para quem chega de Madrid, Salamanca fica a 2 horas de carro, 2h 30 de ônibus ou até 3 horas de trem, o que compensa mais? depende do seu tempo, mobilidade e valor que quer pagar, fica ao seu critério. Para nós a opção carro e ônibus seriam as mais viáveis saindo da nossa cidade, Viseu.

Bagagem x comodidade: se você está chegando do Brasil, por exemplo, devo imaginar que está de férias, então há mais locais para conhecer e isso implica em mais volume e estudo de clima. Recomendo fazer a mala de acordo com a temperatura do local naquela época do ano. Casacos de inverno recomendo aqueles que você consegue guardar em formato de bola dentro de um saquinho e um outro que você seguramente estará vestindo. De resto são acessórios como cachecol, echarpe, chapéu, toca, roupas térmicas (segunda pele calça e camisa), calça e camisas que vão por cima destas quentinhas junto do corpo. Se não estiver congelando, não vai precisar de tantas camadas como estava pensando, já que essas peças térmicas ajudam muito e evitam o super de malas de inverno. Se for primavera ou outono casacos mais leves podem entrar nesta bagagem e evitar assim andar com casacos grossos com temperatura amena e passar calor. Se for verão abusem de vestidos, roupas de tecidos leves e calças de tecido como algodão, além de bermudas e shorts. Evitem malas grandes e volumosas, não importa o tamanho da viagem. Prefiram levar menos, porque se precisar comprar algo, não pagará excesso de bagagem. Há lavanderias e hospedagens com máquinas de lavar. Acredite que vale muito a pena essa dica.

O roteiro: cidades medievais têm muita história para contar. Caso você curta isso, recomendo um guia ou áudio guia ao entrar nos museus e locais históricos. Toda vez que faço isso volto transformada com a aula de história. Não precisa pagar caro não. Há os famosos guias de guarda chuva que você paga um valor e ele fica umas duas horas passeando com você contando tudo que sabe sobre a cidade. Há também os guias de agências e os que estão inclusos em ônibus coloridos que levam você para conhecer o circuito do local. Já fiz todas essas experiências e dependendo do tempo, compensa mais ainda. Tudo é tempo x dinheiro x experiência tenha tudo isso em conta ao fazer o seu roteiro. Eu não dispenso andar pela cidade e conhecer tudo que tracei para o destino, sou meticulosa, mas quando não há tempo, prefiro não deixar escapar a oportunidade e acabo pagando por algo mais rápido repleto de informação e voltar depois e conferir o que faltou. No entanto, prefiro fazer tudo e não deixar nada para traz, me dá arrependimento sabe. 

Deixo com vocês os pontos turísticos imperdíveis de Salamanca:

1. Plaza Mayor

2. Universidade

3. Catedral nova e a Sé

4.Torre da Catedral

5. Escolas Menores e pátio das escolas

6. Ponte Romana

7. Igreja e Convento de San Esteban

8. Casa das Conchas

9. Igreja do Espírito Santo (Clerecia) e Universidade Pontificia

10.Torre del Clavero

11. Museu de Arte Nova

12.Conventos de Las Úrsulas,Santa Clara, Las Duenas 

Muitos destes locais tem visitação paga, mas podem sair de graça caso você programe a visita nos dias e horários que a prefeitura dá cortesias. Convém pesquisar este detalhe no período da viagem.

13. Experiência nº 1: Mercado Municipal (sempre visito todos que posso, muitos locais e comidas que só se encontram lá. Vale sempre a pena)

14. Experiência nº 2: Comidinhas locais: Churros com chocolate e não é igual o nosso, lá tem outro nome. Estes são mini churros, super finos sem recheio que você come molhando numa xicara de chocolate quente super cremoso e deliciosos. Tapas os famosos petiscos para partilhar ou mini porções de alguma comida. Pintxos que são tapas espetadas em palitos (azeitonas, frutos do mar, etc). Montadito ou bocadillo (mini sanduiches). Tudo regado a uma boa sangria ou tinto verano, bebidas refrescantes a base de vinho. A primeira com frutas e a segunda com soda ou água tônica e limão.

Para quem gosta de aliar experiências nas viagens recomendo sempre observar em sites roteiros alternativos de onde comer ou lugares inusitados para visitar como um local que tenha danças típicas ou apresentações de músicos locais, teatro etc.

Busquem sempre a diversão aliada ao seu gosto, por exemplo, tem gente que não gosta de visitar monumentos, principalmente se forem igrejas, mesmo sendo locais onde a arquitetura e decoração ultrapassem credos e religiões, mas é gosto e isso não discuto, então busque por exemplo, praças, restaurantes, cafés, parques, cervejarias, vinícolas, lojas, shoppings ao ar livre que remete a vida local e até supermercados e se deliciem com a cultura mesmo de uma forma diferente. A viagem deve ser uma experiência rica e divertida, mesmo saindo do tradicional. 

E a coluna Wanderlust Aí Vamos Nós quer saber: qual será seu próximo destino? Me escreva a resposta e o mais indicado vai ter dicas aqui para você poder aproveitar da melhor forma a sua próxima viagem! Te espero semana que vem!

Nossos canais de contato:

instagram: @wanderlustaivamosnos