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“Acreditamos na vocação de Campina Grande para o comércio e o empreendedorismo”

25 de março de 2015

Depois de muita expectativa no estado, a rede Assaí Atacadista inaugurou mais uma nova loja na Paraíba no início de fevereiro. A unidade já funciona na Avenida Assis Chateaubriand, s/n, bairro da Liberdade, no cruzamento entre as BRs 230 e 104, em Campina Grande.

Além de Campina Grande, o empreendimento deve atender municípios num raio de até 100 quilômetros, especialmente do interior da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. “A cidade reúne vários polos importantes para a economia do Estado e é bastante reconhecida nacionalmente pelos seus grandes eventos, que atraem milhares de pessoas”, acredita o diretor Nacional de Operações da Assaí, Anderson Castilho, que veio à Paraíba especialmente para a inauguração.

Em entrevista ao Paraíba Total, ele abordou o otimismo da rede em Campina Grande e no Nordeste, região onde está focada o plano de expansão da empresa. “O Assaí está confiante com o cenário político e econômico brasileiro para este ano. Acreditamos na vocação de Campina Grande para o comércio e o empreendedorismo”, afirmou.

Abaixo, outros trechos da entrevista.

Qual a expectativa do Assaí Atacadista com a inauguração da primeira unidade em Campina Grande, a segunda da Paraíba?

Há muito tempo nós vínhamos prospectando uma loja em Campina Grande e tivemos uma grande felicidade em encontrar esse ponto na Avenida Assis Chateubriand, bastante central e de fácil acesso. Temos uma grande expectativa em relação a essa loja. Acreditamos na vocação de Campina Grande para o comércio e o empreendedorismo. A cidade reúne vários polos importantes para a economia do Estado e é bastante reconhecida nacionalmente pelos seus grandes eventos, que atraem milhares de pessoas. A loja Assaí Campina Grande vai atender desde os transformadores, pequenos e médios comerciantes, revendedores e utilizadores até o consumidor final, que busca economia nas compras de grandes volumes.

Quais os principais desafios da rede para manter sucesso no mercado de um modo geral?

Notamos uma mudança no hábito de compra do consumidor brasileiro. Os números mostram que o setor vem crescendo ano a ano e o segmento de cash&carry vem ganhando cada vez mais espaço. Acreditamos que o segmento deve participar de forma ativa no crescimento da economia em 2015. O grande diferencial do Assaí Atacadista é o foco no baixo custo operacional, preços competitivos, mix de produtos e volume de mercadoria adequado ao perfil do cliente. Com o intuito de atender de maneira ainda mais assertiva esse perfil de consumidor e de funcionar como o estoque da pequena empresa, a rede passou por ampla reestruturação, ajustando o layout das lojas e o sortimento de produtos. A rede oferece mais de 7 mil itens entre mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza. Outro importante diferencial do Assaí é a forma de pagamento, pois diferente dos outros players do setor, a rede aceita cartões de crédito e débito.

Como o senhor analisa o mercado atacadista paraibano?

Enxergamos excelentes oportunidades que os mercados da Paraíba, e do Nordeste de um modo geral, nos oferecem. Das 85 unidades Assaí, 17 estão aqui na região e é onde deveremos abrir o maior número lojas, dentro da previsão do nosso plano de expansão. 

Como o grupo avalia uma possível retenção no consumo com as novas medidas do governo federal e a macroeconomia do País? 

O Assaí está confiante com o cenário político e econômico brasileiro para este ano. A empresa acredita que, aliado a um cenário em que as pessoas buscam gastar menos e economizar mais, o Assaí acaba sendo uma opção viável em razão de sua política de preços e sortimento adequados ao formato de atacado de autosserviço.

O setor local reclama da falta de mão de obra para atuar no setor supermercadista de alimentos. O senhor concorda? Qual sua opinião sobre este fator?

Acreditamos no potencial de trabalho da nossa gente e oferecemos instrumentos adequados para a capacitação dos nossos colaboradores. Devido ao processo de expansão, em dois anos quase dobramos o número de colaboradores, passando de 8 mil em 2012 para mais de 14 mil no final de 2014. Para crescer de forma sustentável, oferecemos programas de capacitação profissional específica para esse mercado, por meio de cursos de formação com foco no segmento de atacado de autosserviço. É o caso do Aprende Mais, programa que possibilita aos colaboradores e também seus familiares dar continuidade aos estudos básicos e acadêmicos, ampliando seus conhecimentos, habilidades, competências e seu potencial de carreira e atuação. Os cursos têm duração mínima de seis meses e são feitos de forma on-line com conteúdos específicos para o nível escolhido. Falando especificamente da unidade de Campina Grande, demos prioridade à mão de obra local e quase a totalidade do quadro é de pessoas da cidade e também das cidades vizinhas. Trouxemos colaboradores de outras unidades próximas para dar treinamento aos novos funcionários e levamos a equipe para ser treinada também em outras lojas.

A rede vai implantar alguma ação de sustentabilidade ou de cunho social em Campina Grande, como já existem em algumas unidades brasileiras?

Para construção da loja em Campina Grande, usamos tecnologias e diferenciais ambientais que buscam a melhor utilização de recursos naturais, com redução do consumo de energia elétrica e melhor aproveitamento da água. Entre eles, ilhas refrigeradas que possuem fechamento e evaporação da água residual da condensação, eliminando a necessidade de drenos, evitando volume de água para a rede de esgoto. Com esse fechamento, há maior aproveitamento do equipamento reduzindo o consumo de energia. A iluminação tem cobertura com zenitais (aberturas em telhas translúcidas na cobertura da loja que permite entrada de luz natural), fachada de vidro para proporcionar maior iluminação natural durante o dia, diminuindo a utilização das lâmpadas e gerando também a redução no consumo de energia elétrica. Também investimos num moderno gerador cabinado, que diminui o ruído na área de equipamentos da loja, para padrões dentro da NBR. Outra frente de ação é quanto ao uso racional das sacolas plásticas. O Assaí Atacadista oferece três maneiras para o transporte de mercadorias: sacolas retornáveis (ecobags), caixas de papelão, distribuídas gratuitamente, e sacolas plásticas comercializadas a R$ 0,18, aos clientes que desejarem fazer essa aquisição e contribuir com a doação para AACD de Campina Grande. Toda a receita líquida obtida com a comercialização de sacolas é revertida para a entidade. A nova loja ainda possui um programa de coleta de pilhas e baterias. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e em cumprimento da legislação Conama 401/08, as lojas coletam e dão correta destinação para esse tipo de resíduo.

O grupo tem planos de mais investimentos na Paraíba no próximo ano?

Infelizmente não podemos abrir essa informação, porque fazemos parte de uma empresa de capital aberto e não podemos dar guidances do negócio. Mas, como já dito anteriormente, adianto que o Nordeste é a região que contempla o maior número de lojas no nosso processo de expansão.