logo paraiba total
logo paraiba total

“O evento vai apresentar soluções sustentáveis e tecnológicas para que o setor possa reduzir gastos em tempos de crise”

9 de maio de 2016

Nos dias 6 e 7 de maio próximo, João Pessoa sediará a Expo Condomínio 2016, primeiro grande evento realizado na capital paraibana, voltado para o mercado condominial. O evento, com funcionamento previsto na sexta-feira (6) das 16h às 22h e no sábado (7) das 11h às 17h, envolve rodadas de negócios e palestras de questões relacionadas ao dia a dia da gestão condominial.  

A expectativa é de que cerca de 3 mil pessoas circulem no Mezanino do Espaço Cultural, onde estarão instalados 40 expositores que apresentarão produtos, serviços e tecnologias voltados para o setor.

E para contar um pouco dos detalhes do encontro, o Paraíba Total conversou com exclusividade com o organizador da exposição, o empresário e economista, Victor Castro, que tem a vivência de síndico e de toda a problemática que envolve a gestão de um condomínio e como reduzir gastos em tempo de crise. “A redução de despesas é outro ponto que vai chamar atenção na Feira, devido ao momento econômico do país. No evento, será possível conhecer mais sobre a terceirização de serviços em condomínios, economia de energia com soluções sustentáveis, sem contar com as administradoras, cujo trabalho é pensar em gerenciar os empreendimentos com o menor gasto possível”, destacou ele.

Victor Castro falou ainda do papel das administradoras no gerenciamento dos condomínios e adiantou também as novidades tecnológicas, para facilitar a vida dos ocupantes das edificações, sejam empresariais ou comerciais, que serão apresentadas durante o evento.

Confira os detalhes da entrevista: 

Em tempos de crise, o evento é uma demonstração de que o mercado que atende os condomínios está sendo menos afetado que outros?

Em princípio sim, porque os condomínios precisam de manutenção constante. Mas, com a economia em baixa, até mesmo as empresas especializadas em atender o setor necessitam não apenas prospectar novos negócios, como também estreitar os laços com os atuais clientes, tendo em vista a competitividade do mercado.

Qual a estrutura e tipos de serviços e produtos que os visitantes irão encontrar?

Serão 40 estandes ocupados por empresas fornecedoras de produtos e serviços diversos. A área do Mezanino 2 terá, ainda, um espaço destinado à alimentação, deixando o evento mais dinâmico e convidativo. Vai ser um evento para negócios, mas, também, uma oportunidade de reunir toda a família em uma programação diferente de fim de semana.

É um evento só para síndicos?

A Expo Condomínio tem como público alvo síndicos e as empresas administradoras. No entanto, o evento é aberto ao público e a entrada é franca. Por essa razão, estimamos a presença de 3.000 pessoas. Tendo em vista o fato de algumas empresas oferecerem serviços comuns, a exemplo de dedetização, qualquer pessoa terá chance de negociar serviços, mesmo sem ser síndico.

O que será oferecido em termos de novidades tecnológicas, para facilitar a vida dos ocupantes das edificações, sejam empresariais ou comerciais?

O evento vai apresentar soluções diversas, nesse sentido. Um exemplo disso é o aplicativo Síndico Amigo. Com ele é possível que os moradores reservem áreas comuns, vejam empresas prestadoras de serviço que atuam no condomínio, saibam sobre a chegada de correspondência, entrem em contato com o síndico, entre outras funcionalidades. 

Soluções sustentáveis como implantação de sistema de geração de energia elétrica solar também serão apresentadas na Expo Condomínio. Assim como equipamentos modernos para academias. Nesse último, tem uma esteira que se conecta a dispositivos móveis e é capaz de reproduzir o relevo de qualquer parte do mundo.

Serão apresentadas soluções para redução de gastos do condomínio?

A redução de despesas é outro ponto que vai chamar atenção na Feira, devido ao momento econômico do país. No evento, será possível conhecer mais sobre a terceirização de serviços em condomínios, economia de energia com soluções sustentáveis, sem contar com as administradoras, cujo trabalho é pensar em gerenciar os empreendimentos com o menor gasto possível. Elas estarão presentes como expositoras ao mesmo tempo em que participam como interessadas nos serviços e produtos das demais empresas. 

Com redução de despesas, é possível diminuir as taxas condominiais?

É possível conseguir estabilidade nos gastos. Apesar de ser difícil diminuir as taxas, até por conta dos salários e impostos, a permanência de um mesmo valor cobrado por um longo período permite que o fundo de reserva do condomínio seja aumentado, tornando menos preocupantes fatos inesperados, como a quebra de um portão, por exemplo.

É viável para residenciais novos e antigos que foram entregues sem equipamentos de lazer, como playground ou academia, contratar a instalação desses equipamentos?

Muita gente pensa que comprar brinquedos para um playground que vai favorecer crianças de todo o residencial é um investimento fora da realidade. Na verdade, há preços para todas as realidades. Com menos de R$ 3.000,00, é possível montar um parque de diversões, o que vai permitir tirar os pequenos de dentro dos apartamentos e oferecer uma vivência muito mais saudável no local onde mora, além de permitir contato com outras crianças. O mesmo se aplica a academia. O mais importante em ambos os casos é ter espaço para a instalação dos equipamentos.

Todo prédio, para se manter valorizado, precisa contar com manutenção preventiva em equipamentos como elevadores, piscinas, fachadas. Além de conforto aos usuários, esta preocupação garante a segurança dos ocupantes. É importante que os síndicos atentem para essa questão?

Levando em conta a responsabilidade civil e criminal dos síndicos, eu diria que é fundamental eles terem em mente que a segurança dos condôminos deve ser garantida e uma das maneiras de evitar acidentes é estar com a manutenção de elevadores, entre outros equipamentos, em dia.

Qual o papel das administradoras no
gerenciamento dos condomínios?

As administradoras oferecem serviços diversificados, que incluem gestão de contas, definição dos valores do condomínio e cobrança das taxas. Estas empresas também fornecem apoio na compra de materiais e na contratação de mão de obra para consertos e reformas. Em alguns contratos, pode ser oferecida até mesmo a assessoria jurídica.