logo paraiba total
logo paraiba total

“Nossa maior missão é acompanhar e repercutir os desdobramentos do desenvolvimento turístico da Paraíba”

24 de maio de 2016

A Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo (Abrajet-PB), foi fundada dia 7 de agosto de 1986, tendo como missão a institucionalização focada no aprimoramento do jornalismo de turismo, um  trabalho acontece por meio da divulgação das atividades turísticas que venham a contribuir na melhoria dos serviços prestados à atividade turística em geral.

Para gerir esta entidade, tomou posse a jornalista Messina Palmeira, entrevistada da semana pelo Paraíba Total. Nascida em Monteiro, atuou no Caderno de Turismo, no ano de 1998, na coluna Cartão Postal no jornal A União e na revista A Tribuna. Na internet, Messina colaborou por dois anos no site Bobflash, Abelardo Jurema e,em 2007 ingressou no jornal Correio da Paraíba. 

“Nossa maior missão é acompanhar e repercutir os desdobramentos do desenvolvimento turístico da Paraíba. Desejamos também deixar a nossa marca e procurar promover debates, palestras e eventos que beneficie a categoria e, claro, o turismo de nosso Estado”, disse Messina, durante a conversa.

Confira trechos da entrevista.

Quais serão as suas principais frente de trabalho à frente da Abrajet-PB?

Fui eleita para o biênio 2016/17 e minhas principais metas são: viabilizar espaço físico para abrigar a entidade, captar parcerias com entidades culturais e acadêmicas para realizar projetos que tenham cunho cultural, filantrópico e social, valorizar a classe perante a sociedade paraibana, na imprensa e nas mídias digitais, dar mais visibilidade ao Troféu Waldemar Duarte e visitar diretores dos jornais do Estado para incentivá-los na valorização do jornalista de turismo e na criação de colunas sobre o tema. Os componentes da gestão são: Romero Rodrigues (vice-presidente); Genésio Gomes (secretário); Cláudio Júnior (tesoureiro), Thomas Bruno; Thereza Madalena Lira Braga e Sônia Miriam Iost de Freitas (Conselho de Ética) e Abelardo Jurema; Wills Leal e Onaldo Mendes (Conselho fiscal).

Qual o objetivo da entidade?

A atuação da Abrajet-PB se dá por meio de sua diretoria e  associados, buscando o desenvolvimento turístico de nosso Estado. Nossa maior missão é acompanhar e repercutir os desdobramentos do desenvolvimento turístico da Paraíba. O ex-presidente Rogério Almeida fez uma grande gestão, novos sócios e realizou um dos melhores congressos que a entidade já promoveu. Desejamos também deixar a nossa marca e procurar promover debates, palestras e eventos que beneficie a categoria e, claro, o turismo de nosso Estado.

Há quanto tempo existe a entidade na Paraíba?

Em 2016, a nossa entidade completa 30 anos de fundação. Os jornalistas Wills Leal e Sônia Iost de Freitas, fundadores da Abrajet-PB, ainda estão atuando na área e participando de nossas reuniões. Nosso quadro é composto por 19 associados. São estes os requisitos para que uma pessoa se inscrever como associado: ter registro de jornalista no DRT e atuar na área do turismo, com textos e matérias, por mais de um ano.

Qual será a sua política para atrair novos integrantes?

Cada seccional deve ter no mínimo 10 associados em seu quadro. Como temos 19 associados, número que cresceu na gestão do jornalista Rogério Almeida, o nosso objetivo é atrair jornalistas comprometidos com o turismo. As nossas portas estão abertas para receber novos associados, que sempre devem ser apresentados por sócios antigos.

Como a senhora pretende buscar novas parcerias para o desenvolvimento do trabalho da entidade aqui no Estado?

Sempre que um presidente é eleito ele, automaticamente, passa a ter assento no Conselho Nacional da Abrajet. Pretendemos ter uma coluna semanal, em algum jornal da cidade, para divulgarmos a nossa entidade, nossas ações e o turismo como um todo. Vou, com a nossa diretoria eleita, procurar parcerias com órgãos estaduais e municipais. Já estive no gabinete do secretário de turismo de João Pessoa, o senhor Fernando Milanez, e já solicitei um espaço físico para abrigar a nossa entidade.