logo paraiba total
logo paraiba total

“O mercado do ensino a distância, embora já tenha mostrado resultados excepcionais, ainda está numa fase de conquista e de afirmação”

31 de maio de 2016

Com a perspectiva de dobrar o número de alunos em três anos, o Ensino a Distância (EAD) no Brasil aparece como alternativa que oferece flexibilidade aos estudantes e margens maiores para as companhias de educação. Cerca de 25% das matrículas do ensino superior atuais são nesta modalidade, segundo dados da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed).  

Desse modo, várias instituições de ensino, seja superior ou técnico, presencial ou mesmo à distância, também continuam apostando na expansão de suas unidades educacionais no Nordeste e também na Paraíba.

Uma delas é a empresa paraibana Farol Corporativo, uma instituição focada nas áreas de Direito, Contabilidade, Saúde e Negócios Imobiliários, e que integra a sua grade educacional as modalidades de cursos de capacitação profissional, palestras, treinamentos in company, seminários, oficinas, cursos de preparação para exames e concursos em geral.

“Temos uma nova e ágil opção de qualificação, atualização de conhecimentos e capacitação profissional, sedimentada em modernas tecnologias, voltadas aos modelos de aprendizado híbrido e colaborativo, com foco na inteligência coletiva, respeitados os espaços individuais de aprendizagem”, destacou o diretor regional acadêmico da Farol Corporativo, Francisco Leite Duarte, que também é auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, mestre e doutorando em Direito e professor de Direito Tributário, Administrativo e Teoria Geral do Estado da UEPB e do Unipê, e da Escola da Magistratura.

Veja como foi a conversa com o Paraíba Total.

Como é o Farol Corporativo em números atualmente no Brasil e na Paraíba? 

O Farol Corporativo conta com uma equipe de professores de larga experiência, Doutores, Mestres e Especialistas numa mesclagem de profissionais paraibanos e de outras regiões do Brasil. Sua Plataforma EAD já disponibiliza mais de 15 ( quinze) cursos de capacitação de alto impacto na formação de profissionais da Contabilidade, do Direito e dos Negócios Imobiliários. Farol corporativo também se abrirá em outras frentes, a exemplo de um curso de gestão de clínicas e consultórios médicos, atualmente em gestação. Estamos concluindo um conjunto de novos cursos, com o diferencial em relação a outras empresas do mesmo segmento, de serem ministrados com profissionais de alta representatividade junto ao nosso público-alvo.

Qual é de fato o público alvo e a metodologia?

Nosso público alvo nesse primeiro momento são os profissionais da Contabilidade, do Direito e dos Negócios Imobiliários, e também estudantes dessas mesmas áreas, desde que nos últimos períodos de cursos. A proposta pedagógica está comprometida com a educação que se abre para as modernas tecnologias e para os modelos de aprendizado híbrido e colaborativo, com foco na inteligência coletiva, respeitados, porém os espaços individuais de aprendizagem. As aulas são gravadas em estúdio especialmente preparado para potencializar as melhores capacidades e habilidades do seu quadro de professores, de modo a instrumentalizá-los com os mais modernos instrumentos de educação a distância. A certificação é garantida e presente em todos os seus cursos, desde que precedida por uma avaliação feita ao final do curso.

Já existe projeto de expansão da Farol Corporativo na Paraíba, em termo de estrutura e no ensino para outras cidades do Estado?

O Farol corporativo é uma empresa de ensino a distância. Sua moderna plataforma EAD se estende e alcança todo o território nacional. Periodicamente, faremos eventos presenciais voltados à integração profissional, a exemplo do que realizaremos nos próximos meses, quando colocaremos para dialogarem e interagirem em um mesmo ambiente empresários, os contadores e os advogados.

Qual a missão e os maiores desafios do Farol Corporativo?

Dotar nossos alunos com os saberes instrumentais para a sua vida e para a sua profissão que são, ao final e ao cabo, uma só realidade. Nosso maior desafio é afirmar-se no mercado do ensino a distância que, embora já tenha mostrado resultados excepcionais, ainda está numa fase de conquista e de afirmação.

Quais os diferenciais de ensino oferecido pelo Farol Corporativo perante a oferecida pelas demais instituições de ensino superior e técnico ? 

As empresas de educação a distância aqui no estado da Paraíba, em sua grande parte, estão envoltas na preparação de candidatos a concursos públicos, ou ao exame da OAB. Conquanto não possamos dizer que não adentremos neste mercado – mesmo porque ainda este ano estaremos com o curso preparatório para o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade – o certo é que nosso grande diferencial é o foco em cursos de curta duração e de forte impacto na vida profissional do advogado, do contador e profissionais do mercado imobiliário, sem mencionar nossa proposta pedagógica moderna, enxuta e eficaz.

Atualmente tem crescido em que percentuais a procura na Paraíba pela educação à distância? E como o Farol Corporativo tem feito para atrair esse público estudantil, que também precisa de qualificação profissional em função da exigência do mercado de trabalho?

Somos uma empresa de três meses de vida. É muito cedo ainda para fazermos uma avaliação estatística da procura por nossos cursos. Mas o certo é que as parcerias que temos feito com Órgãos como os Conselhos Regionais de Contabilidade e de Corretores de Imóveis da Paraíba já dimensionam a receptividade e credibilidade da nossa proposta de trabalho. Demais disso, estamos em um processo de construção de parcerias com várias instituições de ensino superior, tanto aqui no Estado da Paraíba como alhures. Essas parcerias são muito importantes na formatação dos nossos cursos, eventos e demais ações do Farol.

Na sua opinião os alunos da Farol Corporativo têm sido bem aproveitados no mercado de trabalho? 

Nossos alunos ainda estão matriculados e fazendo seus respectivos cursos, mas pela seleção dos professores, pelo conteúdo programático trabalhado, pela proposta pedagógica do Farol corporativo, pelo compromisso, experiência e seriedade dos seus sócios, parceiros, funcionários e professores, podemos afirmar, categoricamente, que os produtos oferecidos correspondem plenamente à expectativa de formação profissional e capacitação de integrantes das diversas categorias de profissionais, como já aludidos.

Como a senhor avalia o mercado de ensino na Paraíba? Há espaços para mais universidades e faculdades públicas e privadas?

Educação nunca é demais. E a educação brasileira é sofrível. Há um evidente descompasso entre o ideal de uma educação comprometida com a cidadania e com a profissionalização e a que é oferecida, seja pela escola privada,seja pela escola pública. Há espaço sim para os dois tipos de escolas, mas seguramente, não toleramos mais educação faz-de-conta e centrada tão somente na mercantilização do ensino.

O setor de educação é muito concorrido, e ao mesmo tempo ainda carente de investimentos. Que diferenciais o Farol Corporativo adotou para expandir e se firmar no mercado?

Temos certeza que a educação a distancia é o grande diferencial da educação moderna. Esta crença fez com que construíssemos uma plataforma de ensino comprometida com os objetivos requeridos, centrada na eficiência, na eficácia, na profissionalização e no respeito pelas diferenças e pela cidadania. 

Qual a sua opinião sobre as cotas nas instituições de ensino superior? 

Sou, pessoalmente, favorável às ações públicas afirmativas. Entendo que a desigualdade social é fruto de uma forma errônea de construção das instituições e dos regimes jurídicos que lhes sustentam, pois o Direito que fomenta ou sustenta desigualdades pode e deve também ser formatado para suprimi-las. Não vejo pontos negativos nas políticas de cotas, apenas uma certa dificuldade operacional de implementá-las, o que,de resto, não as inviabilizam.