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“É importante passar uma experiência de compra diferente para o cliente e, ao mesmo tempo, influenciá-lo nessa decisão”

25 de agosto de 2016

A transferência da fábrica da Chlorophylla em 2014 de Curitiba (PR) para Gravatá, no Agreste pernambucano, deve abrir portas para o mercado de franquias da marca no Nordeste. A expectativa é a de que 200 novas lojas sejam abertas na região nos próximos anos. Além da mudança do parque industrial, a projeção do aumento de franqueados também é motivada pela renovação da marca, que recebeu investimentos de R$ 20 milhões. A Chlorophylla está no mercado desde 1986 e foi adquirida em 2012 pelo grupo pernambucano Dantas Soluções Empresariais.

Com esses 30 anos de existência, porém com alguns anos longe do mercado paraibano, a marca Chlorophylla volta ao Estado prometendo força total e amplo reposicionamento. E como demonstração da retomada, em João Pessoa já está em funcionamento desde julho, o primeiro quiosque da marca nesta nova fase, localizada no Mag Shopping, no bairro de Manaíra.

Em conversa o Paraíba Total, o gerente de Marketing da Chlorophylla, João Lucena contou sobre as inovações da marca e sobre seus projetos de expansão na Paraíba. 

O que mudou na Chlorophylla que o mercado já conhece?

A Chlorophylla mudou a forma de lidar com o seu consumidor. Desde 2013 a marca aderiu ao conceito “Mude seu Dia”, onde acredita que as atitudes positivas transformam o cotidiano das pessoas. Desde então, a empresa busca uma atitude empresarial sustentável coerente, respeitando o meio ambiente e a diversidade de pessoas, desde as campanhas de marketing até a fabricação dos produtos. Entre as práticas sustentáveis da empresa está o reaproveitamento de água na unidade industrial, a coleta seletiva de lixo, a extração de insumos de forma sustentável, o veto a testes em animais e o uso de embalagens recicladas e sacolas biodegradáveis.

A Chlorophylla tem seus valores pautados na ética e no respeito aos clientes e ao meio-ambiente. A empresa busca, acima de tudo, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos com a marca, sem perder o foco no resultado. Toda essa preocupação gera uma excelência na qualidade do atendimento e produtos oferecidos.

Como se dá atuação da Chlorophylla?

Atualmente, a Chlorophylla atua com canais de venda entre franquias de lojas e quiosques, multimarcas, venda direta, feita através de catálogo. e e-commerce. Estamos focados em abrir novos pontos de venda no Norte e Nordeste até o final de 2016, resultado do crescimento médio de 30% obtido no ano 2015, que devem ser superados neste ano. O nosso crescimento acima do mercado se justifica pelos investimentos na qualidade, inovação e tecnologia dos nossos produtos, dos envolvidos com a marca.

Como se deu a mudança e transferência da marca para o Nordeste?

A  Chlorophylla está completando 30 anos de marca. Uma data que trás uma maturidade em tudo que agente faz. Faz três anos que a marca foi adquirida pelo grupo pernambucano Dantas, e também faz três anos que a mesma deixou de existir em Curitiba. Então, quando a marca foi adquirida nós trouxemos tudo para Pernambuco.  Consequentemente, a Paraíba é um estado que damos uma atenção enorme, e que está sempre no foco das ações que a gente faz. Por sua importância e também por serem estados vizinhos.  

Como se deu a escolha de abertura de loja em João Pessoa e como estão os projetos de expansão no Estado?

Nós também temos um recall superinteressante aqui na Paraíba. No e-commerce a Paraíba está dentro do nosso toque 5, ou seja de estados que mais  procuram a Chlorophylla. Então não foi só adquirir a marca, mas sim criamos um novo layout, novos produtos, e ai sim, trouxemos a marca pra cá, que é um público superexigente. Por isso, precisamos esperar arrumar a casa para chegar aqui com tudo. Nosso quiosque está desde o dia 1º de julho, no Mag Shopping. E nossa expectativa é de que em cerca de um ano, nós já tenhamos expandido com outros pontos de vendas, inclusive para outras cidades do Estado, como Campina Grande.

O Nordeste é a região que mais consome perfume no País. A marca está antenada a isso?  

Verdade! Isso é até um dado da Agência reguladora, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Bom, com isso nós trazemos o peso de sermos uma marca de 30 anos. Contudo, nos últimos três anos nós fizemos estudos de mercados, focando em layout. Por enquanto estamos com quiosque, mas já estudamos o espaço onde será nossa loja conceito aqui na Paraíba. E um dos seus diferenciais vai ser a experiência sensorial, onde ela envolve o cliente tanto com a experimentação dos produtos, quanto com a música e com a também nosso carrinho de chás, onde eles vão poder degustar chás durante a permanência no interior da loja. E isso tudo vai influenciar na compra. E outro detalhe é que no mercado de fragrâncias, se trás uma memória afetiva muito grande e isso foi feito estudos neurolinguísticos.

Fale mais dos incrementos.

Nós trouxemos a marca para cá e com ele o conceito novo chamada de “Mude o seu dia”. Frase que também é o nosso novo slogan. Que trás essa injeção de atitude e de autoestima, e de influenciar positivamente os consumidores. Então, para a nossa marca, não existe apenas a preocupação meramente comercial, de tipo eu tenho um produto  e eu tenho que vender ponto. É importante passar uma experiência de compra diferente para o cliente e ao mesmo tempo influenciá-lo nessa decisão e na sua vida.

O que teremos de novidades ainda para esse ano da marca?

Até o Natal iremos lançar 35 novos projetos, com foco em cosméticos, um volume muito bom e todos eles já terão essa cara nova da marca, que estamos nos propondo. Em termos de produtos serão os perfumes. Que é muito bom, pois do ponto de vista de negócio, a perfumaria é o único negócio que tem uma margem de lucro de 120% a 200%. E é um mercado no Brasil que cresce 11,4% ao ano, um crescimento muito bom. Se a gente for fazer a nossa contabilidade do ano passado para cá, nós crescemos 30% e nossa pretensão é crescer ainda mais esse ano. Isso também porque estamos nesse processo de expansão. Essa semana estamos inaugurando quatro novos pontos de vendas em Salvador, na Bahia. Então precisamos mesmo desse tempo para maturar, organizar a casa, para voltar com cara nova e com tudo realmente novo.

Qual o investimento para abrir uma loja ou mesmo um quiosque da marca?

Além de todos os nossos pontos próprios que pretendemos lançar, a marca também está aberta para abraçar franqueados. Os nossos investimentos em termos de loja vai de R$ 180 mil a R$ 200 mil, que podem ser repostos em 22 meses em média, e isso vai depender do tamanho, do porte da loja e se é rua ou de shopping. Para quiosque esse investimento é por volta de R$ 70 mil.

Como tem sido a questão da venda direta?

Essa também é uma prática que fazemos há anos,  e é algo em que muitas empresas estão de olha, em função do desemprego que está muito grande. E as pessoas precisam ter algumas atividades extras para incrementar o orçamento ou ter esse orçamento, sem falar que á uma atividade de dá para fazer paralelamente a outras atividades.

Esse tipo de venda não chega a gerar uma concorrência junto aos quiosques da marca não?

Não, porque são estratégias diferentes. Não chega a ser o contrário, pois gera até um estímulo e fortalece os pontos de vendas, ao facilitar a a experimentação e conhecimento da marca no seu todo.  Sem falar que se trata de uma venda pessoal, junto a uma pessoa do trabalho, um amigo, pela proximidade de um ciclo social e varia também dependendo do poder de persuasão de quem vende.