logo paraiba total
logo paraiba total

“A mostra é uma vitrine geradora de negócios para todos que associam o nome a este evento de sucesso internacional”

31 de agosto de 2016

De 2 de setembro a 16 de outubro acontece em João Pessoa, a primeira edição da Casa Cor Paraíba, a mostra mais representativa da arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, que em 2016 completa 30 anos com edições em mais de 20 cidades brasileiras e quatro no exterior, trazendo sempre as principais tendências do setor e as principais influências mundiais.  Na capital paraibana, durante 45 dias a mostra ficará aberta de terça-feira a domingo, das 16h às 22h, inclusive feriados, no antigo casarão modernista, antiga residência do empresário Cassiano Ribeiro Coutinho, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 1060. 

E para sabermos um pouco mais dos detalhes do evento, que conta com um time de mais de 90 profissionais e grandes marcas que irão transformar o casarão histórico com 39 ambientes especiais, o Paraíba Total conversou com exclusividade com um dos franqueados e organizadores do Casa Cor  Paraíba, Cesar Revorêdo. Na ocasião, Cesar destacou a importância do evento para o desenvolvimento do setor de arquitetura local, decoração e design de interiores, por meio da interação entre profissionais e lançamento de tendências mundiais trazidas pelas empresas expositoras.

“A mostra é uma oportunidade incrível por seu altíssimo valor como vitrine geradora de negócios para os profissionais, fornecedores, marcas e produtos que associam o seu nome a este evento de sucesso internacional. O evento colabora com o mercado de trabalho local, empregando centenas de pessoas, direta e indiretamente com a exposição, A exposição também um fluxo turístico de visitantes e profissionais de outras cidades interessados no evento”, disse Cesar Revorêdo.

Por que trazer a franquia da Casa Cor para a Paraíba e como foi o processo de escolha do local e parceiros? 

Foi feita uma pesquisa pela  Casa Cor nacional para entender o mercado paraibano e foi percebido que o estado apresentava condições mais que suficientes para receber o evento. É um mercado maduro, já consolidado em termos de indústria, de comércio; com muitos profissionais com experiência em edições da Casa Cor em outros estados. Então, foi uma forma natural de chegada da franquia na Paraíba. 

O que os paraibanos podem esperar da mostra? 

Nós seguimos algumas orientações da Casa Cor para escolha dos locais. O endereço da mostra deve oferecer mobilidade, referências histórica, estética, estilística e cultural. O local tem que trazer na memória da cidade essa referência. Então, a residência de Cassiano Ribeiro Coutinho atendeu de forma espetacular a todos os requisitos que são solicitados. É um lugar com grande mobilidade, localizado em uma via que é a mais importante da cidade, com grande capacidade de estacionamento, uma casa com duas assinaturas glamourosas – Acácio Gil Borsoi e Roberto Burle Marx. Ou seja, a casa tem todos os atrativos para sediar o evento  Casa Cor.

Algum destaque especial para a mostra? Algum tema, produto ou profissional que podemos ressaltar?

São mais de 90 profissionais, em 39 ambientes, um calendário repleto de eventos, de novidades. Temos um circuito que se completa com a mostra que inclui um restaurante, uma cafeteria,uma confeitaria,um boteco chique com pegada de cervejaria. Acho que essas são as novidades da Casa. Temos jardins espetaculares, que dentro da estrutura do Jardim de Burle Marx, os profissionais interferem para mostrar seu talento. A Casa Cor Paraíba tem um conjunto de atrativos extremamente eficientes para essa edição de 2016.

E o público? Quem vai gostar de visitar a mostra? 

Como sempre, a CASA COR traz um tema. Esse ano trazemos ‘A Casa em Festa’, e acho que esse tema se completa de forma muito especial com o fato de nós ocuparmos uma casa que foi durante 40 anos palco das festas mais espetaculares do estado. Que promoveu festas de Carnaval, baile de 15 anos, casamentos e recepções em homenagens a chefes de estado. Enfim, a casa tem essa pegada que harmoniza perfeitamente com o tema de celebração dos 30 anos da Casa Cor. E nós passamos essa ideia para os profissionais. Então, de certa forma, a Casa esse ano se reveste desse espírito de acolhimento no momento de celebração e os ambientes trazem, de alguma forma, essa pegada.

Qual a expectativa da organização neste sentido? 

Abriremos a mostra para um público que espera sempre novidades no setor. Um público que quer ser provocado por uma nova sensação, um novo produto, nova tecnologia, novo formato. Então, o público espera entrar na Casa Cor e ver de forma inusitada os ambientes com os quais já são acostumados. Esperamos aqui cerca de 20 mil pessoas durante os 45 dias de mostra, contando, obviamente, com todas as festas que teremos, como a festa de inauguração, que não deixa de ter um impacto grande já que serão 800 pessoas só nesse momento. Essa é a nossa expectativa.

Quais parceiros o evento vai contar, públicos e privados, entidades, governo e outros patrocinadores? 

Temos uma quantidade impressionante de parceiros e isso nos deixou, sobremaneira, surpresos, já que o país atravessa, talvez, seu pior momento econômico dos últimos anos. E, no entanto, tivemos uma quantidade muito grande de adesões – especialmente nessas últimas semanas, quando o evento começou a tomar corpo, e as pessoas viram a seriedade, grandeza e magnitude da Casa quando muitas empresas resolveram apostar no projeto. Temos patrocinadores masters, que são Deca e Renault; uma grande indústria local, que é o Grupo Elizabeth; temos também patrocinadores oficiais, como a tinta Iquine; além de grandes parceiros locais e até de fora do estado. 

De um modo geral, quais as principais tendências que podemos pontuar sobre este mercado? 

O mercado da decoração está muito ligado ao luxo. Ele tem uma sintonia muito grande com a moda, com as artes, com o design. Ele vibra em consonância com tudo isso e, portanto, a gente tem as inclinações naturais do período. Por isso, o profissional busca trazer para o seu ambiente, para a concepção do seu projeto, referência de novas texturas, novas cores que são apontadas para o período. Qual a retomada dos designs mais clássicos, quais seus novos momentos. Enfim, o profissional fica atento a tudo isso sempre buscando trazer o que tem de mais significativo, o que tem de mais atraente nesse universo.

Como está o mercado de arquitetura/ decoração/ urbanismo no nosso Estado? Somos inovadores ou ainda estamos em processo de crescimento? 

Se os profissionais foram capazes de criar uma Casa Cor, absolutamente espetacular como essa, em um dos momentos mais difíceis que o país atravessa, fico imaginando o que eles não fariam com a economia em “pico”, como foi em 2012, 2013. Acho que o profissional paraibano tem ousadia. O estado tem nomes que poderiam figurar no elenco de qualquer Casa Cor, de qualquer lugar, trazendo sempre um caráter de singularidade, de excelência na realização dos projetos. Então, eu acredito que de uma forma geral o mercado local é atraente, em crescimento, e, principalmente, o mercado dentro do fazer, da decoração, da arquitetura, do paisagismo, é um mercado muito consolidado. E tudo isso poderá ser verificado aqui, com o resultado da mostra.

Algo mais a acrescentar?

Bom, temos um formato de bilheteria bacana. Com valores convidativos para visitação, que se estende das 16h às 22h, sempre de terça-feira até domingo, do dia 2 de setembro até 16 de outubro. Temos ainda um atrativo grande que é o ‘Special Sale’, que acontece nos três últimos dias da mostra e é a grande liquidação da Casa. Essa é a chance de encontrar objetos e produtos que foram colocados em ofertas especiais pelos fornecedores, com descontos que vão além dos 30%. Para visitar a Casa com muita frequência, aconselhamos a aquisição do passaporte, ao custo de R$ 100, ou seja, o dobro e meio de uma única entrada inteira, que custa R$ 40. A meia entrada é R$ 20. Esperamos todos a viver a experiência que é a Casa Cor Paraíba.